Contato

Contato:
francelodiego@gmail.com
(67) 3325-8197 - Clínica REABILITARE - Campo Grande - MS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

DISFUNÇÕES DE CÓCCIX


O Cóccix consiste no osso da extremidade inferior da coluna vertebral, é formado por 4 micro vértebras fundidas e apresenta um importante papel (ao contrário do que muitas pessoas pensam) na saúde da nossa coluna. Fixada inferiormente sobre o ápice do sacro é bastante móvel, e assim pode referir um quadro lesional muito frequentemente (referindo sintomas ou não) através de adaptações oriundas de outros segmentos ósseos adjacentes como os ossos da cintura pélvica (sacro, ilíacos, ísquios e púbis). Essa repercussão lesional sobre o cóccix ocorre em virtude de este osso apresentar uma rede considerável de inserções ligamentares, justificando a repercussão das lesões de outros segmentos sobre o cóccix (p. ex: quando um ilíaco migra anteriormente os ligamentos ali presentes vão tencionar o cóccix para trás)
Existe um mecanismo crânio-sacro na nossa coluna que promove a repercussão das disfunções do nosso crânio até o sacro (ou o contrário), isso ocorre em virtude da Dura-máter (meninge mais externa) fazer a ligação destas 2 estruturas. Este mecanismo pode inferir disfunções coccígeas gerando assim uma situação de estresse ligamentar local, situação esta que é a causa principal dos quadros dolorosos do cóccix (Coccigodinia)*.
*Este mecanismo crânio-sacro justifica a associação de sintomas pélvicos com sintomas cranianos, por exemplo, uma disfunção sacral desenvolver crises de enxaqueca.
Na face anterior do cóccix existe um gânglio nervoso autonômico simpático (gânglio ímpar) que é responsável por inervar o aparelho genital, bexiga e intestino grosso, justificando o fato dos pacientes portadores de lesão de cóccix referirem sintomas como impotência, incontinência urinária e constipação.
O cóccix pode realizar 3 movimentos (Flexão, extensão e inclinação lateral), dos quais apenas a flexão é considerada ativa por sofrer ação muscular, os outros 2 movimentos são realizados passivamente por ação ligamentar ou por outros fatores que ofereçam resistência ao cóccix (parto, constipação com acúmulo residual no reto,...), desta forma as disfunções deste osso vão estar relacionadas a fatores internos e externos, sendo suas causas principais:
·         Traumas externos (cair sentado, trauma local) que vão fixar uma anterioridade do cóccix (Flexão).
·         Traumas internos (parto) que vão empurrar o cóccix em extensão.
·         Hipertonia dos músculos inseridos no cóccix.
 
SINTOMAS: O paciente que apresenta disfunção de cóccix vai relatar aumento dos sintomas (dor) na posição sentada e alívio do mesmo na posição em pé, bem como vai apresentar queixas de diminuição da força do grupo muscular posterior da coxa (levam a coxa para trás e flexionam o joelho – extensão de quadril e flexão de joelho) e dor ao palpar o sacro.
COCCIGODINIA (DOR AGUDA NO CÓCCIX): Consiste em um quadro doloroso agudo do cóccix originado por eventos como fraturas, luxações, entorses ou trauma obstétrico, bem como tumores locais que vão adaptar o cóccix em uma posição fora das amplitudes normais dele, gerando assim uma série de tensões ligamentares (maior causa de dor) e musculares sobre este osso.
Para tratar tal enfermidade a OSTEOPATIA propõe uma abordagem manual que visa a avaliação e diagnóstico de qual disfunção o cóccix está adaptado e por fim o tratamento especifico da disfunção, além de promover a correção das tensões adjacentes em ligamentos e músculos. A OSTEOPATIA mostra-se bastante eficaz no tratamento das disfunções coccígeas, havendo melhora dos sintomas já na primeira sessão.

236 comentários:

  1. Muito interessante o artigo e de muita valia para esclarecimentos, as vezes temos problemas e não temos a mínima idéia da origem, que pode ser bem diferente do que imaginamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, é esse mesmo o objetivo das matérias :)

      Excluir
    2. olá meu pai quebrou o isqueo! na parte da bacia! o medico encaminhou ele pra cirurgia mas ele fugiu do hospital e disse q ta tomando remedio pra dor! Ele corre algum risco? até mesmo de perder os movimentos das pernas?

      Excluir
    3. olá meu pai quebrou o isqueo! na parte da bacia! o medico encaminhou ele pra cirurgia mas ele fugiu do hospital e disse q ta tomando remedio pra dor! Ele corre algum risco? até mesmo de perder os movimentos das pernas?

      Excluir
  2. Mais um ótimo texto meu amigo.
    como sempre didático e informativo!!

    ResponderExcluir
  3. poderia passar a bibliografia utilizada nesse texto?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Posso malhar (continuar a academia / musculação) com o coccix fraturado?
    Tem risco de lesão?

    ResponderExcluir
  6. Não posso lhe garantir isso pois não sei como foi sua fratura, como está consolidada, se teve algum outro tipo de comprometimento (músculo, ligamento,...) quem tem acesso à estes dados pode lhe falar com mais propiedade...consulte um osteopata, fisioterapeuta, ortoedista,...

    Abraço
    Francelo

    ResponderExcluir
  7. sinto muita dor no coccix,e agora quando sento, procuro colocar mais as coxas no assento doque o bumbum,mas isso doi pra caramba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um profissional qualificado e de sua confiança pra fazer uma consulta, se for realmente uma lesão pode te trazer prejuízos se não for devidamente tratado.


      Obrigado

      Excluir
    2. SOFRI COM ESTE MESMO PROBLEMA POR 8 MESES, FIZ RESSONANCIA MAGNETICA QUE INDICOU UMA PROEMINENCIA O COCCIX, SENTAR ESTAVA VIRANDO TORTURA, E AS DORES IRRADIAVAM NAS PERNAS E SACRO. TOMEI INJEÇOES,ANTIINFLAMATORIOS,FIZ ACUPUNTURA COM ELETRO. FIZ SESSÓES DE FISIO,TUDO CONTRIBUIU PARA A MELHORA. PESQUISEI MUITO A RESPEITO,DESCOBRI UMA ALMOFADA PARA COCCIX NO EXTERIOR,POIS AQUI NO BRASIL NÃO TEM NADA IGUAL. A ENCONTREI DEPOIS DE MUITA BUSCA DE LOJA EM LOJA,POREM ENCONTREI OUTRA QUE TEM ME AJUDADO A FICAR SENTADA,UM ASSENTO ORTOPEDICO FANTASTICO. SE ALGUÉM PRECISAR ENTRE EM CONTATO,TEREI PRAZER EM AJUDAR. MEU E-MAIL SUDANDRADE@BOL.COM.BR

      Excluir
  8. Eu estou com coccix deslocado um ano e quatro meses com dor cronica, ja fiz manipulação de coccix, varias infiltrações, hoje tomo Cymbalta no quinto mês, e a dor continua, agora só resta a cirurgia ou tem algum outro tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um profissional osteopata (fisioterapeuta) da sua cidade ou mais próxima que ele poderá te ajudar, nem todo tipo de manipulação será eficaz, seu problema pode ser oriundo de outro segmento...este profissional é bastante habilitado pra lhe avaliar e propor a melhor forma de abordagem.

      Muito Obrigado :)

      Excluir
  9. OLÁ FRANCELO, PODERIA ME PASSAR ALGUMA BIBLIOGRAFIA SOBRE O TEMA? QUERO ESCREVER MEU TCC SOBRE ISSO MAS NAO ESTOU CONSEGUINDO MUITO EMBASAMENTO TEORICO...OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, os textos publicados neste blogg são embasados nos materiais fornecidos pela escola de Madrid em seus módulos como apostilas e alguns livros de edição própria da escola.

      Obrigado

      Excluir
  10. Olá, tenho o meu coccix deslocado para fora, dói para sentar em qualquer lugar e aparece muito visivelmente, queria saber o que é e que médico procurar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Existem variações anatômicas (você nasce assim) que podem dar essa conformação ao cóccix tornando-o mais saliente. Se tratar de uma lesão (ficou assim após um trauma) a função do cóccix pode estar alterada (biomecânica e\ou nervosa). De qualquer forma, o médico especialista para estes quadros é o ortopedista mesmo.

      Obrigado :)

      Excluir
    2. Muito obrigada pela ajuda! ;)

      Excluir
  11. BOA NOITE, O MEU COCCIX FOI FRATURADO A 7 SEMANAS,
    E AINDA DOI BASTANTE E NA REGIAO ESTA DOLIRIDO
    O QUE VC RECOMENDA, JA POSSO SENTA NA ALMOFADA ESPECIFICA E SE
    POR QUANTO TEMPO, QUAL O PERIODO PARA NAO SENT + DOR E RECUPERAR
    A FRATURA. DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite
    Gostaria de saber quem é o melhor especialista neste problema no Brasil.
    eSTOU TENDO DIFICULDADES EM ACHAR UM ESPECILISTA NA AREA
    sOU DE UBERABA MG MAS ESTOU DISPOSTO A IR ATÉ SP PARA TENTAR RESOLVER
    SOFRO DE COCCIX INSTAVEL
    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Dr. Francelo, vc é um profissional raro! Parabéns por seu blog e dedicação! Tive fratura de sacrococcix em novembro de 2012 e por não ter feito repouso, tive consolidação errada com desvio acentuado à direita. Entre fevereiro e maio, fiz 60 sessões de fisioterapia, continuo fazendo RPG, uso almofada de viscoelástico para trabalhar, dirigir, almoçae, ir ao cinema... e tens portátil para diminuir a dor e evitar tomar medicamentos. Tudo isso ajuda, mas a pergunta é: até quando? Nunca mais viajei dirigindo, avião nem tentei, não consigo sentar sem a almofada por mais de 30 minutos. Enfim, o que mais tem incomodado é ter dor crônica e períodos de intensificação e o médico que me acompanha trata com corticóides para que eu consiga continuar trabalhando. Não passei com nenhum osteopata até o momento e peço, por favor que me indique alguém de SP ou me responda: quantos dias eu deria reservar para o tratamento se eu fosse até onde vc atende. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Acabei de saber através de uma RM da coluna que minha filha de 9 anos de idade tem ausência das peças coccígeas (uma forma branda da Síndrome de regressão caudal), gostaria de saber o pq disso e em que isso pode prejudicar o desenvolvimento dela. Seria o caso de cirurgia?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr. Francelo,
    Tive uma luxação no cóccix em 2009 em um passeio de buggy (não cai do carro, foi o impacto no banco quando ele desceu uma duna). Os exames da época constataram um ligeira flexão, mas hoje já não sinto mais nenhum incômodo. Estou grávida e como vi em seu artigo que o parto normal pode empurrar o cóccix em extensão fiquei me perguntando se, por conta da luxação, o parto normal seria desaconselhável pra mim. O osso ficará no meio do caminho? (desculpe-me a ignorância)
    Obrigada por se disponibilizar a tirar nossas dúvidas.
    Erika

    ResponderExcluir
  16. Dr eu sinto as vezes dor ao sentar mais isso acontece quando geralmente vou ai banheiro ou qndo demoro a ir e me parece que esta empurrando o meu intestino, pq não consigo evacuar normalmente, parece que o intestino esta a frente do ânus, não sei explicar... isso ocorreu após minha gravidez e isso faz 8 meses. Pode ser algo sério? Grata!

    ResponderExcluir
  17. Olá cai e meu coccix deu luxação, doi muito, tomei injeção, mas o medico disse que só com o tempo ele volta ao lugar, é isso mesmo, ou tenho que procurar outros recursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Te procurei no face e não achei. Me procura, Debora Coelho, estou c o cabelo cacheado e grande na foto.

      Excluir

    3. Mayara, boa noite. Hj em 2016 estou lendo seu comentário, pois depois de uma queda estou com sub luxação no coccix. Queria saber como vc tratou? Não aguento mais essa dor.

      Excluir
  18. Oi minha filha tem 13 anos e tem o osso cóccix entufadinho desde bebê , quando ela abaixa fica bem saliente tem como operar tem risco a cirurgia não sei como contar pra ela pq ela já fez cirurgia cardíaca , amidalas , adenoide e eu tenho medo dela ficar com trauma de mais uma me ajudem .

    ResponderExcluir
  19. Olá bom dia
    parti o coccix quando tinha cerca de 3 anos, a partir de uma queda. Neste momento estou grávida e tenho algum receio que isso possa influenciar o trabalho de parto, bem como o tipo de parto... será que me pode esclarecer algo sobre essa situação?
    obrigada.
    Sofia

    ResponderExcluir
  20. Estou com uma especie de caroco proximo ao coccix....esta com uma coloracao roxa...e pouco dolorido....

    ResponderExcluir
  21. Eu sofri uma queda e meu rx mostra fratura e desvio do segmento distal, hoje faz 24 dias e ador ainda é a mesma, nada melhorou, nao posso sentar tenho dificuldade pra defecar e subir e descer degraus mesmo pequenos, estou preocupada, pois meu medico disse que nao ha o que fazer a nao ser repouso e que o osso vai colar em 70 dias do jeito que está. Sera que este é o melhor tratamento, esperar colar com o desvio mesmo? Por favor me ajude estou sofrendo com dor... Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Tenho respondido via e-mail, se não consegui responder a todos...por favor me cobrem..muito obrigado

    ResponderExcluir
  23. Olá , sofri uma queda, fui ao médico, tirei Rx e ele disse que não houve fratura, mas que ele pode dizer que eu tive uma espécie de ruptura dos ligamentos do cóccix, me deu uma medicação e me mandou colocar gelo no local. Já se passaram 9 dias que caí e a dor teve um melhora, mas ainda incomoda ao sentar e deitar. Não tomei o remédio todo,pois me atacou o estomago,tenho gastrite. Por causa do meu trabalho não consegui retornar ainda ao médico para que ele mude a medicação. Minha pergunta: O tempo de cura demora muito?

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente parabéns!!!! É muito difícil encontrarmos artigos deste assunto, no qual está super bem esclarecido!
    Porém tenho uma dúvida relacionada ao meu sacro do cóccix , pois quebrei o mesmo aos 11 anos de idade e após retornar ao médico ele certificou que estava cicatrizado mas aos 14 anos ele deslocou (assim disse o médico). Hoje vou fazer 30 anos e vivo normalmente no entanto a dúvida é: Posso ter algum problema na gravidez? Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos parabéns Danielle, fico feliz em poder ajudar
      Acredito que não vá lhe trazer prejuízos no parto, o grau de deslocamento deve ser bastante severo a ponto de atrapalhar a passagem do feto (quanto a gravidade eu já fico de mãos atadas em lhe dar um parecer).

      Muito obrigado por prestigiar o blog.

      Francelo

      Excluir
  25. muito bom a pagina resolveu minha duvida sobre o coccix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por prestigiar o blog.

      Fico feliz em ter ajudado, fique à vontade sempre que quiser;

      Francelo

      Excluir
  26. Olá,Dr.Francelo excelente artigo,mas vou direto ao assunto que tem tanto me feito sofrer.Estou com dor no coccix a uns 4 meses já,tenho passado dores terriveis,quando estou sentada não tem posicão para ficar, tudo isso eu notei que começou quando tive que viajar 20dias indo e voltando para uma cidade aonde meu pai ficou internado em uma UTI eu ia sentada no banco de tras de uam Triton e depois de todos esses dias e o falecimento de meu pai eu notei que comecei a ter doresssss.Por favor Dr. pode me dar uma luzz!!!!!Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Andrea
    Provavelmente você tinha uma pequena lesão no cóccix antes dessa viagem,e claro, as viagens sequenciais lhe impondo a posição sentada, por muito tempo simultaneamente ao emocional abalado pode sim ter agravado seu quadro. Não há como lhe dar uma posição à respeito por não ter exames em mãos e não poder lhe avaliar, o que lhe oriento é de procurar um profissional OSTEOPATA para lhe avaliar e atender da melhor forma :)

    Muito Obrigado

    Francelo

    ResponderExcluir
  28. Olá dr...
    Sofri uma leve queda a aproximadamente 15 dias e, até então, fiz auto medicação com antiinflamatórios (Flancox e atualmente o Etna), mas não senti melhora.
    Li no seu blog que, sessões com osteopata, podem me ajudar e irei fazê-lo. Más quero saber se existe algum outro antiinflamatório, específico para um melhor tratamento e recuperação do cóccix?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe a demora em respondê-lo;
      Não tenho como lhe indicar medicamento por questão profissional, já que tal atribuição é de exclusividade do médico. Como fisioterapeuta fico de mãos atadas em mencionar fármacos pro seu tratamento, apesar de não haver possibilidade de lhe dar um parecer clínico sem avaliá-lo
      Fique à vontade em procurar um osteopata na sua cidade, ele terá total capacidade em lhe avaliar e lhe prescrever o melhor tratamento;

      Obrigado
      Francelo

      Excluir
  29. Dr Francelo, há 5 anos sinto uma pequena dor ao sentar e tambem uma leve queimacao e dormencia nas nadegas. Pois bem, tudo isso se agravou e nao consigo mais sentar e estou com as nadegas, parte posterior das coxas e perineo dormentes e com muita dor; fiz ressonancia e eletroneuromiografia que deu normal e os medicos que consultei nao deram muita atencao, mesmo eu enfatizando que a dor era bem no final (entre as nadegas). Ja tomei anti-inflamatorios orais por 5 vezes e dá uma leve melhorada e depois volta tudo, entao eu pergunto como avaliar se tenho disfuncao ou inflamacao na regiao sacrococigea (ossos, nervos, musculos e ligamentos), porque os medicos so olham se tem hernias na coluna lombar e me parece que a ressonancia nao mostra muito bem essa regiao. Por ultimo gostaria de saber se os musculos dessa regiao podem se inflamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      Essa dor pode ser proveniente de disfunções funcionais dos componentes pélvicos além dos traumas, dessa forma nem sempre a causa da dor será observada em um exame de imagem, mas sim apenas em anamnese palpatória, uma disfunção articular pode também gerar dores agudas, tais alterações são compensatórias de qualquer outro componente da região comprometido (pelve, membro inferior ou coluna lombar), abrangendo tanto estruturas como músculos, tendões, cartilagem e ligamentos. Estas estruturas podem sim se inflamar de acordo com a origem ou cronicidade das alterações locais...Fique a vontade para consultar um osteopata, ele fará a melhor avaliação e vai lhe sanar as dúvidas referentes a local e estruturas comprometidas.

      Muito obrigado por prestigiar o blog

      Francelo

      Excluir
  30. Prezado Dr. estou estudando um pouco sobre esta dor. Em função de está na Selva Amazônica e não ter acesso a médicos especializados. Então qdo me sobra um tempo venho a internet via satelite para estudar e tentar um diagnóstico. Sinto esta dor desde qdo fui obrigado a trabalhar em um cadeira primitiva, feita de madeira bruta. Comecei a sentir a dor que acredito ser no último osso da coluna. é claro que depende de como estou sentado. Exemplo: se estou em cadeiras de bar (aquelas de plastico na sinto a não ser qdo vou levantar) depois que fico em pé tudo normal. Em cadeiras muito duras em sinto mas se ficar sento com o cotovelo em cima das penas inclinado para frente fico blz. A dor diminuiu ao trocar a cadeira, mas, agora voltou pois comecei a utilizar uma moto (tipo enduro) para percorrer um determinada area. Tão somente qdo estou na moto sinto a dor, mas diminue ou aumento de acordo com a posição que fico. Detalhe: tenho 1.90 de altura e 136 kilos e tenho 39 anos. Minhas perguntas:
    1 - Essa dor pode aumentar. tornando-se cronica. Qual o as consequências?
    2 - Qual o tratamento adequado?
    3 - Se eu começar a tentar corrigir a postura mesmo que doendo poderá trazer algum beneficio?
    4 - Sei que a obesidade tem suas influencias mas, um diminuição do peso corpóreo poderá ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João Camargo, não necessariamente seu problema esteja especificamente no cóccix, uma vez que disfunções sacrais também podem gerar alguns destes sintomas, procure um osteopata e agende uma avaliação, com a avaliação correta o profissional vai conseguir diferenciar qual é a estrutura que está gerando os teus sintomas. O Tratamento osteopático é o mais eficaz uma vez que vai estar voltado na correção da causa do seu problema, a sua correção postural pode ajudar sim, mas dependendo como for esta pode prejudicar outras articulações do teu corpo. A obesidade sempre pode acarretar em mudanças posturais e assim favorecer o surgimento de algumas disfunções sim, apesar de nem sempre ser o fator desencadeante dos sintomas.

      Procure um osteopata que terás bons resultados

      Obrigado por prestigiar este blog

      Francelo

      Excluir
  31. Oi Doutor ! Adorei a matéria é muito exclarecedora . Á 2 meses sofri acidente de moto e caí sentada. De lá pra cá sinto muita dor. Pelo rx houve fratura e a ponta do meu cóccix virou para trás. Estou passando com ortopedista porém ele não esclarece muita coisa , apenas prescreveu flanax e codex. Não seria caso cirúrgico ? Vc me indicaria outro profissional , tipo outra especialidade como por ex proctologista ? Queria muito resolver meu problema . Penso em ser mãe novamente , parto normal seria possível ? Se quiser responder no email é daniealanis@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Olá Dr. em torno de 1 mês tive um pequeno acidente de moto, mas não bati coluna, só forcei as pernas...
    Tive duas batidas fortes no cóccix, uma na infância e outra a um meio ano qndo resbalei em um piso molhado e caí com tudo, a dor foi intensa, na hora nem senti as pernas... mas passou...
    Uns 15 dias atrás notei um 'meio abacate' na região lombar, parece mais uma gordura, ñ parece ser inchado... mas essa ñ é acompanhado de dor. Fui ao médico e ele me pediu um raio x do sacro e do cóccix.. Durante o raio x o profissional me informou que tenho um afastamento, ñ explicou sobre isso, só disse que o meu médico vai me explicar e conversar comigo, que provavelmente vai me pedir uma tomografia ou algo assim... O q todo mundo fala é q é muito estranho eu não sentir nada de dor, inclusive o profissional do raio x após olhar meus exames...
    Mas eles só ficam prontos na semana que vem... mas estou muito preocupada...
    Será que é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aline
      É muito difícil poder precisar do que se trata essa nodulação que você apresenta na sua lombar, normalmente essa conformação nodular, mole e indolor refere um nódulo sebáceo, porém é necessário que vc faça um exame visando a comprovação deste dado. Provavelmente esta afastamento seja resultante dos traumas que vc teve na região de cóccix, de acordo com tipo e a gravidade da sua lesão pode-se ter uma noção se ela pode ou não lhe trazer prejuízos futuramente.

      Francelo.

      Excluir
  33. Bom dia DR.

    Minha mãe teve cisto pilonidal e operou quando estava grávida de mim sem saber. rs!
    Ai não se sabe porque eu nasci com um buraco no cóccix que o pediatra esperava que não ocorresse nada, pois bem em 27 anos não aconteceu nada até eu cair da cama. Pois já estou na 2º infecção e o médico me mandou procurar um cirurgião geral. Já que nasci com isso não seria caso para o ortopedista?

    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Dr boa tarde! Gostaria de uma indicaçao aqui em Sao Paulo capital.

    Agradeço desde ja.

    Att
    Simone miyuke@uol.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá. .. o meu cóccix tem duas pontas. .. Não me encomoda, ja fiz raio x e o médico diz quetem cirurgia mas se não me encomoda nao precisava fazer, qual o nome que se dar nesse caso? Seria uma Má formação? Genética ou sei la?

    ResponderExcluir
  36. olá, dr. estu com muita dor no coccix, ja fui medicada mas, nao melhora, tb estou com osteoporose, gostaria de saber se esta dor pode ser por causa da osteoporose, estou desesperarada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A osteoporose costuma sim gerar dor na coluna em estado avançado, mas não é costumeiro na região de cóccix...apenas um exame e uma avaliação detalhada para lhe tirar essa dúvida :)
      Procure um osteopata.

      Francelo

      Excluir
  37. Olá ... Tenho 15 anos e faço musculação. Há uma semana venho sentindo dores no coccix. Doi ao levantar e quando fico muito tempo sentada. Essa dor pode ser causada pelo excesso de peso na academia ? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde...não há como lhe dar um parecer já que não vejo seu desempenho na academia para saber que está fazendo algo errado ou com sobrecarga, dor no cóccix pode ter uma lista muito grande de causas, inclusive posturais...tente procurar um osteopata na sua cidade e fazer uma avaliação :)

      Francelo

      Excluir
  38. OLA! ANDO SENTINDO SERIAS DORES NA AREA DO COCCIX TEMHO 20 ANOS E O MAIS ESTRANHO D TUDO ISSO É QUE NAO CAI NEM NADA! ESTAVA NORMAL NO TRABALHO E DO NADA VEIO A DOR! JA N CONSIGO MAIS SEMTAR ESTOU DEITADA DIRETO E D LADO! FUI AO MEDICO E ELES NAO VEEM NADA D ANORMAL NO RAIO X AGORA ESTAO APOSTANDO NA RESSONANCIA Q IREI FAZER A DOR N PASSA DE MANEIRA NENHUMA! PODEIRA ME DAR UMA DICA DOQ FAZER ESTOU COM MUITO MEDO

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, infelizmente dicas e orientações concretas eu fico limitado de lhe fazer pois não estou acompanhando seu tratamento. O mais indicado é você esperar o resultado da sua ressonância e se encaminhar à um profissional mais indicado pro seu diagnóstico. Quanto a dor repentina na posição sentada, como o texto afirma o cóccix pode ter uma disfunção oriunda da posição sentada por muito tempo, onde condiciona a musculatura local e os ligamentos a ficarem tensionando o cóccix e gerando essa dor. Espere o resultado da RNM e procure um osteopata que ele pode te ajudar.

    Francelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ressonancia apenas daqui a uma semana ate la irei fivar sofrendo, estou sendo cuidada por 4 medicos e todos falam q apenas dor muscuslar, ontem li que se colocar pressao de agua morna pod adiantar e de fato aliviou um pouco minha dor, é indicado isto???? Ja nao sei mais o q fazwr, e estou sentindo a part d cima das nadegas um pouco abertas e isto q ta me dando medo, mas n entendo o pq dos medicos falarem que esta tudo normal

      Excluir
    2. De que cidade você é?? Posso estar indicando um osteopata pra vc...vai te ajudar.

      Francelo

      Excluir
    3. Sou de manaus, se vc conhecer alguem por favor me ajude

      Excluir
  40. Respostas
    1. Sou de Manaus, se vc conhecer um bom que resida aqui eu agradeco.

      Me chamo rayanne e se por acaso quiser me acompanhar na recuperacao meu face é Rayanne Fenty

      Excluir
  41. ola! estou com o coccix fraturado e quero que me informe por favor querido quais as posições que devo fica em quanto durmo e se eu posso fazer algum tipo de força? pois só fico deitada ou em pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite...enquanto vc sofre com a dor proveniente da fratura o ideal é que vc adote uma posição onde seu cóccix não receba sobrecarga de peso, portanto prefira as posições deitadas de lado ou de barriga para baixo. Quanto a fazer força você deve notar os movimentos que lhe causam aumento da dor....Obrigado

      Francelo

      Excluir
  42. Oi tenho uma fratura no coccix quero saber.quando eu ficar gravida pode ocorrer algum poblema?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Francelo
    Sou professora de pilates e atendo muitos problemas relacionados à coluna. Tenho um caso que me intriga: uma aluna sem o cóccix. Sente dor, já solicitei que passe em um especialista, no entanto ela não quer parar com a atividade pois têm aliviado bem suas dores. No entanto preciso saber a influência da ausência na coluna desta pessoa. Poderia me indicar alguma fonte para eu pesquisar melhor ou mesmo me orientar sobre este fato? Desde já agradeço muito.
    Cris Santana

    ResponderExcluir
  44. O que pode ser um osso que cresce e da para sentir as "bolinhas"? Entre o anus e o coccix? E nao causa dor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde.
    Tenho desvio no coccix desde do meu nascimento. Já fui ao medico, e ele disse que não tinha muito o que fazer no meu caso.
    Agora estou gravida, gostaria de saber se tem algum problema, se pode ocorrer alguma complicação por conta do bebê?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Esses desvios só podem trazer algum prejuízo se for muito acentuado, se seu ortopedista a avaliou e não a alertou para qualquer risco, nem se preocupe :) ...excelente gestação pra você.

      Obrigado por participar do blog. Fique à vontade sempre;

      Francelo

      Excluir
  46. Muito interessante,

    tenho sentido dor na região cóccix faz um tempo, mas tenho dúvidas. Às vezes parece que a dor não é no osso, é na parte mais embaixo, perto do ânus. Quando a dor é intensa, parece que o anel está sendo pressionado e também dói.
    Mas de alguma forma sinto que a dor está relacionada ao cóccix.

    Passei muito tempo sentado nos últimos anos, e numa cadeira que não era boa. Mudei de hábitos recentemente, mas a dor persiste ao sentar em cadeiras ruins.

    Vou procurar um osteopata, mas você tem alguma idéia do que possa ser?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito impreciso eu te dar uma posição sem te avaliar, precisaria saber certinho qual estrutura que pode estar comprometida, procure um osteopata mesmo que na avaliação ele já vai saber te dar um parecer. As causas que podem estar trazendo essa dor pode ser inúmeras, desde muscular, ligamentar, de sacro até cóccix mesmo.

      Francelo

      Excluir
  47. Boa tarde doutor. Desde o ano passado eu venho sentindo uma dor muito forte e interna, que eu acredito que é no coccix. Essa dor se manifesta quando estou sentada e me levanto. Tento apalpar a regiao das nadegas para tentar encontrar a dor, porém não consigo. Hoje mesmo fui ao ortopedista, ele tirou raio x da região da bacia e do cóccix, porém ele me disse que esta normal. Você poderia me dar alguma informação ou alguma dica para que eu resolva esta problema? Ja tomei vários tipos de anti-inflamatórios, e o que me preocupa é que mesmo assim a dor não vai embora.
    Ficarei muito agradecida se o doutor me responder. Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Ola doutor! Muito obrigada pour este artigo esclarecedor! Faz um ano e meio que sofro de dores na região do cóccix e nádegas, sobretudo a nádega direita( nunca cai de bunda no chão, nem sofri acidentes). Ha um ano tive um momento de forte prisão de ventre e também sentia muitas dores na lombar( eu trabalhava oito horas por dia numa cadeira super dura, as vezes sentia até formigamento no pé). Já fiz cintilografia óssea( deu tudo normal) vários exames de sangue, Rnm da coluna- da cintura para cima( normal TB) e estou para passar um outro RNM da coluna sacro lombar incluindo cóccix. Meu ortopedista não aconselha infiltrações. Desde ano passado eu tomo antiinflamatórios...o ortopedista acha que eu tenho uma fraqueza na perna direita e recentemente fiz uma eletroneuromiografia e aguardo resultado agora...fiz dois RX( o do ano passado diz: cóccix normal porem angulação anterior exagerada da ultima vértebra. Já houve traumatismo nesse nível??). Estou deprimida porque nunca tive traumatismo nenhum entao não entendo a razao deste diagnóstico... O segundo RX ( mais recente) diz : o cóccix esta angulado anteriormente ( foto de frente) e deslocado para a direita...
    Por favor me ajude doutor...já fiz 20 sessões de acunputura e varias de osteopatia ( porém ainda não fiz a manipulação pelo reto/ técnica que me foi aconselhada)....meu osteopata trabalhando sobre o cóccix e assoalho pélvico me disse isso : cóccix anterior/ assoalho pélvico hypo bilateral, ligamento sacro tuberal direto( senti muita dor quando ele tocou neste lugar) e músculo piriforme tensos/ inflamados....
    Sera que a razão das minhas dores nas nádegas tem origem no cóccix?
    Me ajude por favor...eu estou fora do Brasil.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. Estou no trabalho e sem muito tempo, mas gostaria de tirar um dúvida. Quando fico sentado, sinto uma leve dorzinha no coccix. Se eu "apertar", sinto vontade de soltar gases. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja resolveu isso ? tb sinto a mesma coisa

      Excluir
    2. Ainda não resolvi isso e estou esperando alguem postar algo aqui, digo, alguma resposta...

      Excluir
    3. Boa tarde, esta sensação é oriunda de uma estimulação de um gânglio simpático localizado na parte anterior do cóccix, da mesma forma a proximidade do reto com o cóccix pode tbem justificar esta sensação.

      Excluir
    4. Boa tarde doutor. Isto que o senhor me relatou é algo bom ou não?

      Excluir
    5. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

      Excluir
    6. E então doutor: isso que sinto é normal ou não? É bom ou não?

      Excluir
  50. Bom dia, estou com dor quando sento e o ossinho esta bem saltado sinto ele muito fácil oque pode ser?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia ! Levei um tombo no início do ano e os ligamentos entre o sacro e o cóccix afrouxaram estou com meu cóccix solto , sinto dores constantes sem períodos de intervalo estou me tratando a 4 meses com analgésicos , corticóides e antiinflamatórios , não obtive êxito . Optei pela cirurgia , andei pesquisando bastante e os métodos paleativos são demorados ... Sei que é uma cirurgia dolorosa , mas creio que tudo dará certo . Tenho uma conhecida q fez a ressecção do cóccix e nunca mais passou por esse processo terrível , ficou muito bem ! Qual é a sua opnião Dr. ? Estou fazendo acompanhamento com um neuro especialista em cóccix ?

    ResponderExcluir
  52. Ola Doutor.... Fraturei meu cóccix quando era criança. Estou grávida e sinto fortes dores. Minha dúvida é em relação ao parto normal, essa fratura pode interferir, pode ter algum risco para mim ou para o bebe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia
      somente um exame de imagem e uma avaliação detalhada do seu quadro para poder apontar qualquer problema que vc possa ter no parto.

      Francelo

      Excluir
  53. dê tempo em tempo meu coxi incha e doi pra sentar levantar ou mexer, mas isso passa naturalmente em dois dias ai não tenho como consultar. oque poder ser?

    ResponderExcluir
  54. em 2012 engravidei e sentia muitas nessas regiões ,nao sabia nem explicar a dor ,nao passava com massagem nenhuma ,nao conseguia fazer caminhada, quando eu deitava doía muito ,parecia que todos os meus ossos deslocavam e as pernas se separavam, eu pensava que quando o BB nascesse ia passar mas meu filho ja tem 1 ano e 7 meses e ainda sinto ,a dor é bem menos mas incomoda,devo procurar um profissional ?? ou com o tempo passa de vez??

    ResponderExcluir
  55. Boa noite Dr Francelo Diego Rodrigues da Silva. Dia 21 setembro de 2014 18:35
    Há mais ou menos 2 meses consultei uma médica, ela me pediu Raio X da coluna, fiz e me foi revelado que estou com artrose, e há alguns dias comecei a sentir dores no cóccix quando sento e para levantar.. além do que sinto também fortes dores no quadril e na região lombar .Gostaria que o Sr fizesse o favor de me dizer o que pode ser e qual o procedimento à tomar. Desde já subscrevo-me agradecida.

    ResponderExcluir
  56. Dr Francelo, gostaria de saber quais os músculos e nervos que têm relação com o cóccix?

    ResponderExcluir
  57. Dr. Francelo queria saber o que fazer, pq a uma semana meu cóccix vem doendo, e a três dias houve uma melhora, mas está dolorido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Se você ainda sente dor procure um ortopedista que ele saberá conduzir a melhor opção farmacológica pro seu quadro.

      :)

      Excluir
  58. Dr. Francelo cai no banheiro e estou sentindo dor no coquis estou tomando torcilax. Gostaria de saber ser serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Se você ainda sente dor procure um ortopedista que ele saberá conduzir a melhor opção farmacológica pro seu quadro.

      :)

      Excluir
  59. oi quebrei o coquis a 2 anos cai sentada com muita força e esta semana começou a doer vde novo é normal

    ResponderExcluir
  60. Ola doutor! Levei uma queda ha uma semana e lesionou o coccix. O medico do pronto atendimento me afastou do trabalho por sete dias e me recomendou repouso e tomar o ibropufeno para aliviar a dor. Sinto dor ao se levantar depois de estar sentada e tbm ao caminhar. Sera q posso fazer compressa quente com bolsa para aliviar a dor? Eu fiz raio x no dia que passei ao medico, sera q e necessario fazer uma ressonancia magnetica no local? O q o senhor me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a dor apresentada ao realizar um movimento pode ser oriundo de uma disfunção de mobilidade do cóccix ou por um processo inflamatório local normalmente, converse com seu médico e procure um osteopata. Sem avalia-lo eu não tenho como lhe dar um parecer.

      Francelo

      Excluir
  61. Bom dia
    Doutor Olá.
    Por favor gostaria de saber qual o mínimo de tempo que eu devo ficar sem fazer musculação após uma queda sentada e lesão no cóccix. Fiz RX e no pronto socorro o médico prescreveu antiflamatorio. Faz 1 semana que caí e tenho dor ao sentar. E aconselhável eu procurar o instrutor na academia para que ele possa me passar exercícios mais leves? Obrigada. Meu email : egermedina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. ola boa tarde DR FRANCELO !TENHO UMA DUVIDA EU TENHO O OSSO DO COCCIX BEM VISIVEL DESCOBRIR QUANDO CRIANÇA QUE NAO ERA NORMAL QUANDO MINHA IRMA ME DEU UM CHUTO NO BUMBUM E MACHUCOU O PE !RSRSRS ATE HOJE E VISIVEL PRINCIPALMENTE SE EU AGACHAR E TIVER USANDO UMA ROUPA MAIS JUSTA !!MAS NAO DOI ,SO INCOMODA SE EU FICAR NUMA POSTURA ERETA SENTADA NUMA CADEIRA COM ENCOSTO!! MAS E FEIO E TENHO VERGONHA !!! TEM COMO TIRAR ?OU TENHO QUE CONVIVER COM ISSO ?

    ResponderExcluir
  63. Olá Doutor,
    Em 2004 tive um desmaio e cai sentada em cima de um tijolo baiano, quebrei o tijolo e deu luxação no cóccix... no dia, mal andava... só conseguia ficar deitada, para levantar era um sacrifício!
    Fui ao médico somente no dia seguinte, com o diagnóstico de luxação, anti inflamatório e 5 dias de repouso, mas como estudava, tive que ir para a escola, então só evitei subir e descer escadas...
    Porém, hoje, sinto forte dores no cóccix quando ando de bicicleta, na verdade andar de bicicleta é horrível, quando ando já dói, depois, fico travada, e quando sento no chão também dói, e a dor irradia para o quadril e um pouco mais acima, onde popularmente achamos que são os rins...
    O que devo fazer? São sequelas?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia doutor. Da outra vez o senhor respondeu da seguinte forma:
    "Boa tarde, esta sensação é oriunda de uma estimulação de um gânglio simpático localizado na parte anterior do cóccix, da mesma forma a proximidade do reto com o cóccix pode tbem justificar esta sensação".
    Afinal de contas, isso é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, assim...trata-se de um efeito normal pelo local que você tem o problema no cóccix, acredito que com uma intervenção osteopática você consiga reverter estes sintomas. Se você acha válido tratar saiba que podes ter excelentes resultados, assim como se julgar que estes sintomas não lhe atrapalham tanto, eles não vão te trazer maiores problemas também :) .

      Francelo

      Excluir
  65. Dr. Francelo, sinto uma dor forte no osso na entrada das nádegas e que faz doer nádegas e períneo. Não consigo sentar e já fui em vários médicos, inclusive ortopedistas e eles não deram importância para a região coccígea. Então pergunto Dr., uma tomografia multi-slice pode detectar uma disfunção ou inflamação no Cóccix. Concluindo, o senhor poderia me indicar um osteopata em Brasília? (Lito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não acredito que um exame de imagem possa lhe adiantar muito, uma avaliação bem feita com testes de mobilidade e de palpação neste caso pode ser mais eficaz. Em Brasília vc pode estar procurando o Dr. Felipe Amatuzzi, ele é professor na UnB (fisioterapia)

      Francelo

      Excluir
  66. Olá doutor pois então eu tenho essa dor a pelo menos oito anos eu sofro demais já tudo que os médicos me indicaram, mas minha cidade é pequena moro no interior de São Paulo - Bebedouro, temos bons médicos mas nenhum especialista no meu caso e ainda mais que eu dependo SUS, então doutor eu gostaria muito de sua ajuda, uma indicação talvez....dinheiro para fazer particular eu não tenho mas talvez com sua ajuda eu poderia fazer em Ribeirão Preto talvez - um médico daqui me disse que essa cirurgia tem muitos riscos que eu poderia ficar até na cadeiras de rodas, outra médica me disse que eu poderia ficar com outros problemas, por favor doutor me ajuda.

    Na certeza de ser atendida, desde já agradeço.

    Vera Aparecida de Campos Oliveira EMAIL: veraoliver23@gmail.com
    Bebedouro/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vera, acredito que a Osteopatia pode te ajudar muito sim, inclusive é ó único profissional que eu posso estar te indicando. Pois não tenho conhecimento de médicos da sua região
      Em Ribeirão Preto vc pode estar tentando entrar em contato com o Dr. Eduardo Teles.

      Eduardo Teles Cury
      Osteopata
      Ribeirão Preto (16) 3441-0087

      Excluir
  67. ola doutor ..o que voce me diz sonhe bebes que tem o osso coccis reto não fais a curvinha pra dentro ..?
    andre.. curitiba pr
    andrerocci@oltlook.com.br

    ResponderExcluir
  68. Olá Doutor, me chamo Eliane tenho um filho que tem essa disfunção do coccxi, ele tem um ano e dez meses, estou muito preocupada isso é perigoso pra ele se não for tratado????? me ajude.... eu não sei se aqui no Rio de Janeiro tem um especialista pra este caso. vc poderia me dizer se aqui tem????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como dar uma resposta sem avaliar seu filho e ver o tipo e o grau de disfunção que seu filho fez. Procure um ortopedista primeiramente :)

      Excluir
    2. Olá Doutor, obrigada por me responder: Então no caso dele, ele já nasceu com essa desfunção.. Mas vou fazer o que o senhor me disse, vou procurar um ortopedista. mt obrigada pela orientação. Que até então não sabia o que fazer e nem a quem recorrer. Fico mt agradecida.... Até...

      Excluir
  69. Pode me voltar a resposta pelo meu facebook: Eliane Figueiredo. Ficarei muito grata.. Belo texto, me ajudou a conhecer melhor sobre esse assunto... Parabéns....

    ResponderExcluir
  70. Ja tive duas fratuas no cocxi, tem algum risco de eu ficar na cadeira de rodas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde Jean, a princípio não corre não, esse risco é nulo uma vez que você já se recuperou das lesões.

      Excluir
    2. Ja ouvi disser que quem tem uma fratura no cocxi pode ter impotencia sexual , esse risco tbm é nulo?

      Excluir
  71. Ola Dr Francelo.

    Muito bom seu post. Faz mais de um ano que venho sofrendo de dores no Cóccix, após minha gravidez fiquei com essa dor. Estou fazendo fisioterapia, e também procurei um osteopata semana passada. Mas sai de lá com a mesma dor e perdurou a semana toda. Fiz um Rx e o mesmo esta alinhado e sem fraturas, fiz uma RM tb. Já não sei mais o que fazer. Esse osteopata me disse que existem manobras que são feitas internamente, mas ele não as faz. Gostaria de saber quais manobras são mais eficazes e se o Sr conhece algum médico que as faça na região de Ribeirão Preto. Por favor poderia me responder no meu email? andrea.calzzani@gmail.com.... Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite!! Muito bom sua postagem.Quero tirar algumas duvidas com vc. Pode me responder para o seguinte email: soaresidaliane94@gmail.com. Desde já obrigada!! :)

    ResponderExcluir
  74. Dr. boa tarde.

    Há um certo tempo postei o texto abaixo e obtive como resposta do senhor o que se segue, porém, questionei se isso que me respondeu à época era algo bom ou não, aceitável ou preocupante, mas o senhor não mais disse nada. Reproduzo na íntegra o meu questionamento bem como sua resposta para me dizer se é algo preocupante o que relatei ou não.

    "Gostaria de tirar um dúvida. Quando fico sentado, sinto uma leve dorzinha no coccix. Se eu "apertar", sinto vontade de soltar gases. Isso é normal?

    Osteopatia - Dr. Francelo Diego Rodrigues da Silva1 de setembro de 2014 10:10

    Boa tarde, esta sensação é oriunda de uma estimulação de um gânglio simpático localizado na parte anterior do cóccix, da mesma forma a proximidade do reto com o cóccix pode tbem justificar esta sensação.

    E então dr, isso que sinto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denovo? Ele já te respondeu isso!!!

      Anônimo5 de dezembro de 2014 05:16

      Bom dia doutor. Da outra vez o senhor respondeu da seguinte forma:
      "Boa tarde, esta sensação é oriunda de uma estimulação de um gânglio simpático localizado na parte anterior do cóccix, da mesma forma a proximidade do reto com o cóccix pode tbem justificar esta sensação".
      Afinal de contas, isso é bom ou ruim?
      Responder
      Respostas

      Osteopatia - Dr. Francelo Diego Rodrigues da Silva8 de dezembro de 2014 06:20

      Bom dia, assim...trata-se de um efeito normal pelo local que você tem o problema no cóccix, acredito que com uma intervenção osteopática você consiga reverter estes sintomas. Se você acha válido tratar saiba que podes ter excelentes resultados, assim como se julgar que estes sintomas não lhe atrapalham tanto, eles não vão te trazer maiores problemas também :) .

      Francelo

      Excluir
  75. Olá doutor, antes de mais nada parabéns pela iniciativa.
    Hoje fazem 8 dias que sofri uma queda e bati o cóccix no chão de uma leve altura, sofro desde então de dores fortes principalmente quando me sento ou me deito chegando a dar gritos de dor, não procurei um especialista por achar que ficaria boa em pouco tempo, me automediquei, usei gelol e antinflamatórios, além de compressas de gelo, porém tenho um leve conforto mas as dores prevalecem, essa semana procurarei um especialista pois não suporto mais, desde que sofri esse trauma não consigo realizar tarefas simples do dia a dia, queria saber quanto tempo durarão em média essas dores pois não tenho suportado a ideia de viver com elas a mais tempo.

    ResponderExcluir
  76. Dr estou com coccidinia ha qse uma ano. Nao tive queda e todos os exames estao normais. Ja fiz varios tratamentos: RPG, alongamento, fisio, osteopatia e etc. Fiz recentemente uma rizotomia, mas sem sucesso. O sr conhece algum profissional no Rio de Janeiro q possa me indicar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Olá Doutor, fazem 3 dias que sofri uma queda e bati o cóccix no chão de uma leve altura, Caí sentada na escada ,sofro desde então de dores. Tenho passado pomadas calminex , coloquei salompas e tomei antinflamatório profenid , pois já tinha em casa; pois estou tratando de tendinite no ombro. Então me
    automediquei. além de compressas de gelo, porém tenho um leve conforto mas as dores prevalecem.Queria saber quanto tempo durarão em média essas dores.Pois,desde que sofri esse trauma não consigo realizar tarefas simples do dia a dia, como abaixar p/ pegar algo no Chão ainda doi

    ResponderExcluir
  78. Jackeline A. de O. Resplandes

    Obrigada pelo texto tão claro e informativo, estou gestante e meu obstetra diagnosticou que o osso do meu púbis estar inflamado, devido a um escorregão que sofri a alguns dias que cai sentada. Já tenho 3 hérnias de disco na L5, L4 3 L3 acho que ajudou a ocasionou ainda mas esse quadro, tenho sentido muitas dores, o meu obstetra já me medicou um anti-inflamatório, que também irá me ajudar a aliviar as dores. Grata pelo esclarecimento me ajudou a entender melhor o que estar acontecendo em meu corpo.

    ResponderExcluir
  79. Olá Dr. Sinto dores muito fortes ao sentar e levantar constantemente. em 2013 fiz uma tomografia e acusou, esclerose óssea das margens apostas sacro ilíacas. Tomei remédio fiz varias fisios e nada. de lá para cá só piorei, o que devo fazer? Remedios já tomei tantos e nada resolveu. Desde já agradeço, um abraço, irina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um osteopata na sua cidade e agende uma avaliação, infelizmente não tenho como sanar dúvidas clínicas pela internet :)
      Muito obrigado por prestigiar o blog.
      Francelo

      Excluir
  80. Cai de moto ha mais ou menos 3 meses e estou c dor no coccis é intensa qdo sentada e ao levantar doi menos tenho dificuldade ao levantar, principalmente qdo estou agaichada gostaria de saber se tem tratamento eficaz pois não quero fazer cirurgia pq sou hipertensa ha 12 anos, trabalho em pe e sentada e esta afetando o meu rendimento isso dá afastamento sou tecnica de enfermagem e qdo faço força com pacientes sinto mtas dores Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Mesma dúvida ... O que pode ser um osso que cresce e da para sentir as "bolinhas"? Entre o anus e o coccix? E nao causa dor? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tenho essa dúvida, já pesquisei mas não encontrei nada a respeito. Dr. Será q é uma deformacão?

      Excluir
    2. Para ter noção de que tipo de estrutura pode estar surgindo, apenas um exame de imagem para lhe esclarecer. :)

      Excluir
  82. Olá Dr. Boa tarde! Parabéns pelo blog. É muito raro achar alguém disposto a ajudar.
    Sou Caroline e tenho 29 anos. Faz 2 anos e meio que fiz ressecção de coccix e ainda sinto dores em situação de esforço ou quando o tempo muda. Descobri que estou grávida e gostaria de saber se um parto normal pode me causar problemas. Tenho medo quanto a questão da dilatação dos ossos.
    Desde já agradeço a atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila Carolina, se você estivesse correndo algum risco o seu clínico a teria alertado :)

      Excluir
  83. Olá Dr. Francelo! Parabéns pelo blog!
    Tenho 42 anos, fazem 20 dias q sofri uma queda, não fui ao chão, mas fui contra a parede com as pernas.Realizei rx no quarto dia, no mesmo constou "fratura da antepenultima peça do coccix", foram solicitados exames complementares q não constaram alterações e uma TC, q no laudo apresenta um desvio p a esquerda q pode ser congênito.Continuo com dores intensas, como pode um exame apresentar fratura e outro desvio talvez congênito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode acontecer mesmo, mas de qualquer forma faça outros exames para você conseguir ter uma certeza;

      Excluir
  84. Ola. Tive um cisto pilonidal uma vez e foi drenado e sarou. So q agora estou com 36 semanas de gestação e isso voltou. Oq pode ser feito sem o bebe correr risco

    ResponderExcluir
  85. Ola. Tive um cisto pilonidal uma vez e foi drenado e sarou. So q agora estou com 36 semanas de gestação e isso voltou. Oq pode ser feito sem o bebe correr risco

    ResponderExcluir
  86. Ola. Tive um cisto pilonidal uma vez e foi drenado e sarou. So q agora estou com 36 semanas de gestação e isso voltou. Oq pode ser feito sem o bebe correr risco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o seu clínico e informe-se quanto a gravidade do seu quadro, infelizmente fico de mão atadas em te responder sem avaliá-la :)

      Excluir
  87. Olá boa tarde. Tenho sentido dores na região do sacro - coccix, mas não sofri nenhuma lesão na região, pode está ligada ao fato de que eu trabalho sentada, ou pode ser algo mais grave?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar relacionado sim Kerliani
      Agende uma avaliação com um osteopata da sua cidade, terá excelentes resultados
      :)

      Excluir
  88. Boa noite Doutor. Semana passada cai de bunda na escada da minha casa. Fiquei com dificuldades de sentar e até levantar da cama. Hoje está com 5 dias desde a queda. A dor diminuiu, mas ainda incomoda quando eu sento em certas posições e ao levantar. Não tenho dificulades ao ir ao banheiro e nao sinto nenhuma ponta no local como algumas pessoas relataram. Estou evitando até ter relação sexual com meu marido, na verdade desde o dia que caí que não pratico. Teria algum problema? O que o Senhor me recomenda fazer para resolver o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Procure um osteopata na sua cidade e agende uma avaliação. Somente avaliando para poder respondê-la :)

      Francelo

      Excluir
  89. Boa tarde Dr, o que acontece quando o ultimo osso sai pra fora, como se fosse .um rabinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma disfunção articular local de origem traumática ou postural, procure um profissional para avaliá-lo
      :)

      Excluir
  90. Olá Dr boa tarde, a dois meses cai, desde então sinto dores ao sentar realizei RM, e houve uma luxação e angulação para frente do coccix. Pode ser realizado a manipulação ? Vc realiza ? Poderia me passa o seu contato ? Meu email é guile2008@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  91. Dr boa tarde, estou com 19 semanas de gestação e quando estou sentada tranquilo mas o incomodo é muito grande quando levanto.
    O que pode ser?
    Meu email:cris.altomar@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gestação promove uma alteração muito intensa e repentina na sua postura em decorrência do aumento do seu peso, a mecânica do seu corpo se obriga a mudar muito rapidamente. O sacro e a lombar ficam sobrecarregados tornando-se mais fixos e doloridos. Procure um profissional para avaliar e tratar devidamente o seu sacro. você terá bons resultados.

      Excluir
  92. Dr boa tarde, estou com 19 semanas de gestação e quando estou sentada tranquilo mas o incomodo é muito grande quando levanto.
    O que pode ser?
    Meu email:cris.altomar@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Ola dr. ! Emagreci 28 kg e sinto que o cóccix me incomoda...está exposto....quando sento dói e tenho que cruzar as pernas para evitar encostar no assento, as vezes me assa a pele e coça por estar esfolando... isso é normal?

    ResponderExcluir
  94. Meu nome é Rozi, por favor , pode me indicar osteopata aqui em Belo Horizonte, sofro ha um ano e meio com dor no coccix, somente agora ao fazer rx sentada a fratura apareceu.Antes fiz RM Tomo e RX deitada então não detectou- se a fratura. Dores insuportaveis. Por favor me responda.email: lenabilly@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Boa noite,gostaria de parabênizar o senhor Dr.Francelo Diego pelo excelente exclarecimento em seu blog,enquanto muitos medicos não exclarecem nada,so dificutam ainda mais a vida das pessoas.
    Dr.Francelo por favor me responda em uma queda o osso do cóccix deslocando pode ficar paralitica

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde ,
    Faz um mês que escorreguei e cai sentada , fiz RX e ultrasson no laudo saiu desviu acentuado , sinto muita dor ao sentar e quando ando muito.
    Desvio acentuado é considerado fratura ?
    O inss não aceitou meu pedido de afastamento .

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde ,
    Faz um mês que escorreguei e cai sentada , fiz RX e ultrasson no laudo saiu desviu acentuado , sinto muita dor ao sentar e quando ando muito.
    Desvio acentuado é considerado fratura ?
    O inss não aceitou meu pedido de afastamento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ PESSOAL, DESDE FEV DESDE ANO COMECEI A TER DORES NO COCCIX,PENSAVA SER NERVO CIATICO..FIQUEI VARIOS DIAS DE CAMA.. FIZ UMA RESSONANCIA MAGNETICA QUE INDICOU UMA PROEMINENCIA NO COCCIX, SENTAR ESTAVA VIRANDO TORTURA, E AS DORES IRRADIAVAM NAS PERNAS E SACRO. TOMEI INJEÇOES,ANTIINFLAMATORIOS,FIZ ACUPUNTURA COM ELETRO. FIZ SESSÓES DE FISIO,TUDO CONTRIBUIU PARA A MELHORA NESSES 8 MESES. PESQUISEI MUITO A RESPEITO, DIVERSAS VEZES VIM PARAR NESTE BLOG PARA PESQUISAR MAIS A RESPEITO.. DESCOBRI UMA ALMOFADA PARA COCCIX ,POREM SOMENTE NO EXTERIOR,POIS AQUI NO BRASIL NÃO TEM NADA IGUAL. COMO VIAJO BASTANTE APROVEITEI PARA PROCURAR NOS EUA. ENCONTREI A TAL ALMOFADA DEPOIS DE MUITA BUSCA DE LOJA EM LOJA,POREM AO SENTAR AFUNDAVA E NÃO RESOLVIA,NA MESMA LOJA ENCONTREI UM ASSENTO ORTOPEDICO FANTASTICO. SE ALGUÉM PRECISAR ENTRE EM CONTATO,TEREI PRAZER EM AJUDAR.,,JÁ AVISANDO O PREÇO NÃO É BARATO..MAS QUANDO ESTIVE COM DOR PAGAVA QUALQUER COISA PARA MELHORAR... MEU E-MAIL SUDANDRADE@BOL.COM.BR

      Excluir
    2. me passe o nome estou sofrendo horrores

      Excluir
  99. Dr. A osteopatia trata coccix instavel? Moro em Bh. Poderia me indicar alguém? Meu email : lenabilly@hotmail.com . Pode ser alguém em São Paulo tb. Obrigada.

    ResponderExcluir
  100. Dr boa noite!

    Tenho sentido nas ultimas semanas um desconforto após evacuar ( como se ainda precisasse ir ao banheiro) e tbm uma dor na lombar....Será que pode ser algum problema relacionado ao cóccix!? Que profissional devo procurar!?? Desde já , agradeço! lidianebsantos@live.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode procurar um osteopata e marcar uma avaliação. ele saberá sanar todas as suas dúvidas :). Infelizmente fico de mãos atadas em lhe dar um parecer sem ter lhe avaliado.
      Francelo

      Excluir
  101. Dr. Quando eu tinha 10 anos cai em uma escada e fraturei o coxis, levou 2 anos para calcificar. Depois fiquei dos 12 anos ate aos 22 (10anos). Sem nenhuma dor, eu fazia de tudo. Mas desde os 22anos para ca, passam 2 anos, a dor volrou e nunca mais passou. Ja fiz fisioterapia, bliqueio, analgesicos com anti-inflamatorios e nada.
    A minha duvida é: o meu coxis podera voltar a calcificar como antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Walter, a dor no cóccix (ciccigodinia) é um quadro normalmente acarretado pela tensão das estruturas adjacentes, ou seja, músculos e ligamentos que tracionam o cóccix continuamente por algum movimento ou postura que a pelve se adaptou. Quase sempre o cóccix melhora bastante com osteopatia e tratamento focado nas estruturas que envolvem o cóccix.

      Excluir
  102. Doutor só uma pergunta o coccyx fraturado ele pode parar de doer e se estabilizar mesmo sem cirugia? o osteopata disse que é questao de tempo...ja estou ha 4 meses nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dani, a adaptação de um segmento corporal à uma lesão é diferente de pessoa para pessoa, muitas vezes se adapta sim. Mas se você perceber que está persistindo muito procure novamente seu profissional.

      Excluir
  103. Olá Doutor, qndo eu tinha 13 anos cai andando de patins e machuquei a região do coccix, nem fui no médico na época mas ficou roxa a região e formou um caroço. Na época nem liguei muito. Passaram 16 anos e agora sinto muita dor na região e irradia para a perna e também o caroço vem crescendo, sendo que já está aparente. O que pode ser isso? Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  104. Olá Dr ,ajude-me faz anos que tenho dificuldades pra defecar e descobrir ha quatro anos que tenho gastrite cronica,semana passada tive que tomar 6 lactopurgas e com is so meu estomago inchou e minhas parties pelvicas doi MTO,hoje pela manha Meu coccix começou a doer bastante e ate agora Nada de melhoras,tenho ancia de vomito e sinto vontade dedefecar tda hora e nao consigo as vezes tenho que fazer mta força. Pode me ajudar? Sou do Amazonas.

    ResponderExcluir
  105. Olá, ajude-me, faz umas 2 semanas que apareci com uma dor mais não sei dizer se é no cóccix ou no anus,por que quando eu coloco a mão não dói não lembro se eu bati em algum lugar, mais toda vez que eu sento em algum lugar dói, e quando eu vou levantar tenho muita dificuldade por que dói também, tenho 15 anos e não sei o motivo dessa dor to meia com medo de ser algo grave e ter que fazer um exame interno, só que eu não tenho coragem de fazer... Ainda não fui ao médio por que estou com medo de ir poderia me ajudar???
    Desde já obrigada :)

    ResponderExcluir
  106. Olá, ajude-me, faz umas 2 semanas que apareci com uma dor mais não sei dizer se é no cóccix ou no anus,por que quando eu coloco a mão não dói não lembro se eu bati em algum lugar, mais toda vez que eu sento em algum lugar dói, e quando eu vou levantar tenho muita dificuldade por que dói também, tenho 15 anos e não sei o motivo dessa dor to meia com medo de ser algo grave e ter que fazer um exame interno, só que eu não tenho coragem de fazer... Ainda não fui ao médio por que estou com medo de ir poderia me ajudar???
    Desde já obrigada :)

    ResponderExcluir
  107. Estou com um incômedo no fim da coluna, próxomo ao glúteo, acho que dei jeito em exercícios físicos. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  108. olá doutor.
    gostaria que vc me esclarecesse algumas duvidas.
    tenho um incomodo ossinho meio que saltado para fora bem no final de minha coluna. ele é muito sensivel e quando me sento chega até a doer. tenho esse problema desde que nasci. o médico disse a minha mae que quando eu crescesse isso sumira, no entanto ja estou com dezoito anos e ele ainda continua lá. gostaria de saber o que realmente é isso e se posso fazer algo pra me livrar dele. desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  109. Ola eu tenho ease coccix estufadinho e é de nascencia,nossa me encomoda demais, não posso sentar direito pois dói se eu ficar muito sentada em uma cadeira por exemplo. Gostaria de saber se existir a possibilidade de uma cirurgia, se a cirurgia trás riscos de ficar parablegica pois esse cóccix e ligado com a coluna eu penso. Então fico muito pensativa sobre isso e muito incomodada com isso quando abaixo ou sento..

    ResponderExcluir
  110. Olá boa tarde...
    Agora entendo o porquê de "estar sentada a dor aumenta e alivia quando estou de pe". As dores são intoleráveis e horríveis.
    Agradeço a explicação que fez sobre este assunto. Bastante explícito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  111. Olá boa tarde...
    Agora entendo o porquê de "estar sentada a dor aumenta e alivia quando estou de pe". As dores são intoleráveis e horríveis.
    Agradeço a explicação que fez sobre este assunto. Bastante explícito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  112. Olá Dr.
    Em dezembro de 2015 cai sentada da minha altura e não senti na hora da queda a dor de ter fraturado o coccxis. Sou professora da dança e durante janeiro e fevereiro dei minhas aulas com certo desconforto. Mas como sempre forçava a região tive uma inflamação no coccxis e fui parar no hospital devido a muita dor. Fiz raio X e descobri que estava com o coccxis fraturado hpa 2 meses e continuei dançando sem saber que estava fraturado. Refiz o raioX me março e o coccxis ficou completamente torto. Sinto muito desconforto para sentar, levantar, caminhar por muito tempo. O médico disse que nao tem o que fazer e que vai ficar assim pra sempre, que pode sempre inflamar e que devo tomar anti-inflamatório pra dor. Minha dúvida é se realmente não tem o que fazer pra por no lugar? E se posso continuar dançando e praticando exercícios físicos com esta situação?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  113. Olá Dr.
    Em dezembro de 2015 cai sentada da minha altura e não senti na hora da queda a dor de ter fraturado o coccxis. Sou professora da dança e durante janeiro e fevereiro dei minhas aulas com certo desconforto. Mas como sempre forçava a região tive uma inflamação no coccxis e fui parar no hospital devido a muita dor. Fiz raio X e descobri que estava com o coccxis fraturado hpa 2 meses e continuei dançando sem saber que estava fraturado. Refiz o raioX me março e o coccxis ficou completamente torto. Sinto muito desconforto para sentar, levantar, caminhar por muito tempo. O médico disse que nao tem o que fazer e que vai ficar assim pra sempre, que pode sempre inflamar e que devo tomar anti-inflamatório pra dor. Minha dúvida é se realmente não tem o que fazer pra por no lugar? E se posso continuar dançando e praticando exercícios físicos com esta situação?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  114. Bom dia Dr.
    Tenho muita dor ao sentar, meu coccix está em posição ventral, vivo a base de medicamentos e não alivia a dor, o que aconselha?

    ResponderExcluir
  115. Dr. tenho dores a muito tempo no coccix principalmente quando sentado ,pode interferir no sistema de defecar ,pois tenho dificuldade e ate sangramento por esforço ,muito gases,inpotencia etc.

    ResponderExcluir
  116. Bo tarde!
    Passei a sentir dor no coccix depois de ficar muito tempo sentada. Fui ao médico e ele me passou fisioterapia. Já fiz 20 sessões, mais ainda sinto dor...não aguento ficar 15 minutos sentada. Gostaria de saber se isso é normal.

    ResponderExcluir
  117. Bo tarde!
    Passei a sentir dor no coccix depois de ficar muito tempo sentada. Fui ao médico e ele me passou fisioterapia. Já fiz 20 sessões, mais ainda sinto dor...não aguento ficar 15 minutos sentada. Gostaria de saber se isso é normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  118. Boa-tarde Dr,

    Sinto dores no cóccix a mais de um mês, fiz Raio X, Ressonância Magnética e não deu absolutamente nada, mas já não vivo direito, a noite minha dores aumentam, não sofri nenhuma pancada, nem queda, e já estou com medo dessas dores,estou fazendo sessões de acupuntura mas não estou sentindo melhorar. O que o Senhor me indicaria?

    ResponderExcluir
  119. Oi gente ,pesquisando em sites em ingles sobre dor no coccix ,descobri varios relatos de pessoas que obtiveram cura definitiva c vitamina d3 5000U. Gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  120. Boa noite doutor queria sabe como resolver esse poblema estava mantendo relação com meu marido quando deu um estralo muito grande fiquei com muito medo e meu marido também depois disso estou sentindo dores quando sento e ao levantar fui apalpar as minhas nadegas pra ver se eu sentia algo e sente meu cóccix um pouco torto para o lado esquerdo o q será vc pode me ajuda.obrigada

    ResponderExcluir
  121. boa tarde dr. ha oitos anos tenho uma dor na região do coccix, reto não sei explicar direito onde é, essa dor aparece durante a noite, acordo com essa dor forte nessa região.... ele fica por uns minutos e desaparece não sei escrever qual a frequencia as vezes fico meses sem sentir.... ja fiz colonoscopia e deu tudo normal.... fiz tratamento da sindrome do intestino irritavel.... mas a dr continua agora parece que sinto direto uma dorzinha nessa região voltei ao procto e ele me encaminhou para um ortopedista dizendo que podeira ser cocciginia fiz raio x do coccix q deu normal tambem ..... minha duvida é se essa dor for realmente do coccix pode causar dor como eu descrevi... não sinto dor ao sentar ou levantar .... achei estranho e tambem tentei lembrar de algum tombo e não me recordo .... preciso da sua opinião .... pois estou angustiada .... pensando em ser algo mas grave como um tumor por exemplo.

    ResponderExcluir
  122. Olá boa noite, doutor primeiramente parabéns pelo blog, doutor a 8 meses atrás tive uma lesão no cocix sentia muita dor fui ao ortopedista onde me passou fisioterapia 10 seções onde melhorou bastante mas perdi a sensibilidade das partes íntimas como ânus não consigo defecar as fezes não sai de jeito nenhum, e fiquei com incontinência urinária e perdi a sensibilidade de tudo da cintura pra baixo só mexo as pernas mas o resto não sinto mas nada, pelo amor de Deus o senhor pode me orientar isso tudo tratamento, pois passo muita vergonha onde estou pelo fato de não sentir quando as gases vai sair, não consigo perceber quando salto elas, me ajude por favor o que devo fazer, desde já obrigado, se quiser responder pó meu email é :jusciborges@hotmail.com

    ResponderExcluir
  123. Ola boa tarde. Tenho uma bebê hj com 1 ano e 9 meses. E desde q nasceu percebi um furinho no cocxis dela. Incluive vejo q qdo faz coco mais molinho ali fica fezes acumulada. Mas agora q passei a dar banho nela de pézinha percebi ao lavar q tem um ossinho saltado ali. Fiquei com muito medo de ser coluna bífida. Será q existe essa chance? Qual especialista devo leva-la??? Muito obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  124. Boa noite, Dr. Pode me indicar um bom osteopata em Porto Alegre? Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Deis sua opinião