Contato

Contato:
francelodiego@gmail.com
(67) 3325-8197 - Clínica REABILITARE - Campo Grande - MS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Hérnias e outras alterações discais

Nos deparamos frequentemente com pessoas portadores de dores na coluna vertebral, assim como o "desconforto abdominal" a dor na coluna pode referir uma gama muito grande de causas e doenças. As doenças discais são comuns em pessoas do nosso meio (Todo mundo conhece alguém que tem problemas discais). Devemos saber que a MÁ POSTURA pode ser considerada a grande vilã desses problemas já que a integridade vertebral depende de um bom alinhamento postural e de hábitos saudáveis (ergonomicamente corretos) em nosso cotidiano.
Em ações de sobrecarga de peso (construção civil, academia, carregadores de pesos, trabalhadores braçais,...) muito frequentemente nos deparamos com posicionamentos errados e corriqueiros de causar doenças discais e dores lombares.
As patologias discais surgem muito normalmente de forma assintomática (sem sintoma aparente) em seus portadores, vindo a manifestar-se apenas em condições mais severas do problema, quando uma degeneração discal já se faz presente, quadro este que condiciona o disco vertebral à um estado já de desidratação, desordens bioquímicas (composição química do disco vertebral está alterada) e de isquemia(1) local = DISCO VERTEBRAL DOENTE.
Para manter a integridade da função da coluna, o disco vertebral necessita estar em perfeito estado, consideramos assim quando o mesmo se encontra bem hidratado e com sua composição química íntegra, em determinados casos os problemas discais surgem com mais facilidade:
  • Danos estruturais do disco: A composição discal encontra-se afetada pelas más posturas e sobrecargas sobre a coluna vertebral.
  • Herança genética: Hereditariedade.
  • Ocupação: A profissão do indivíduo vai poder interferir na saúde da coluna vertebral.
  • Tabagismo: Causa comprometimento da circulação sanguínea do disco (assim como nos demais segmentos do corpo).
O DISCO VERTEBRAL é composto por UM ANEL FIBROSO resistente e por um NÚCLEO PULPOSO formado por uma substância líquida grossa, tem função primordial na absorção de impactos (função de amortecedor) e facilitador dos movimentos da coluna. Em condições normais o disco vertebral já sofre ação lesiva todos os dias em virtude da posição em pé, a qual implica uma ação compressiva sobre os mesmos, já existem outros fatores já mencionados que podem INTENSIFICAR o processo de comprometimento discal.

O disco vertebral pode ter sua integridade comprometida de diversas formas (a hérnia não é a única doença que um disco vertebral pode sofrer), as quais podem manifestar seus sintomas de inúmeras maneiras. Dentre as principais formas de manifestação das alterações discais podemos destacar as seguintes:
  1. EDEMA DISCAL: Assim como qualquer outro segmento corpóreo, após uma lesão ou sobrecarga na coluna, o disco pode apenas "inchar" (reação inflamatória) e seu aumento de tamanho pode ou não comprimir raízes nervosas próximas gerando um quadro doloroso.
  2. ENTORSE DISCAL: Após um movimento muito brusco ou à uma posição que tenha gerado uma sobrecarga local, o disco vertebral pode sofrer lesão de algumas fibras e desencadear um quadro doloroso.
  3. PROTUSÃO DISCAL: Observa-se uma ruptura de fibras mais internas do disco não havendo extravasamento do núcleo, nota-se um abaulamento do disco vertebral que pode ou não gerar sintomas. (80% dos quadros é assintomático).
  4. HÉRNIA DISCAL: Observa-se uma ruptura total do disco com extravasamento do núcleo, pode apresentar-se de 5 formas diferentes; (Central, Póstero-interna**, Foraminal(2), Extraforaminal-externa, Sub-ligamentar). Apenas as hérnias posteriores vão ter sintomas pois terão contatos com um ligamento ricamente inervado, o ligamento anterior da coluna não tem inervação, portanto não refere dor nas hérnias anteriores.
** Forma mais comum dos tipos de hérnias.

Vale lembrar muitas vezes essas hérnias discais vão comprimir nervos que nascem no mesmo nível da coluna observado, ou seja, uma hérnia a nível de L5-S1 pode acometer o nervo que sai nesta mesma altura da medula gerando sintomas locais na coluna lombar OU à distância onde este nervo que está comprimido vai inervar (no caso de L5-S1 consiste na parte posterior dos membros inferiores). Assim como uma hérnia na altura da coluna cervical pode gerar sintomas cervicais ou a nível dos membros superiores. Os sintomas que as alterações discais produzem nos indicam nomes específicos pra cada quadro, nomes que talvez você leitor já ouviu e não se familiarizou.
  • LOMBOCIATALGIA: Dor presente ao mesmo tempo na coluna lombar e atrás do membro inferior (referente o nível da medula *baixo* comprimido pela hérnia).
  • LOMBOCRURALGIA: Dor presente na parte anterior da coxa e região alta da coluna lombar.
  • LOMBALGIA: Dor presente apenas na região lombar (não teve manifestação de sintomas pras pernas).
  • CERVICOBRAQUIALGIA: Dor presenta na região cervical e no membro superior (região variável de acordo com o nível vertebral herniado).
  • CERVICALGIA: Dor apenas na região da nuca, sem manifestação de sintomas para os braços. 
 Desta forma, nota-se que o tipo de manifestação dos Sintomas (dor local permanente ou associado à movimento da coluna, formigamento e posição antálgica(3) ), bem como a gravidade da hérnia discal é bastante variável, não cabendo uma intervenção de tratamento PADRÃO e CONVENCIONAL para elas. Requer assim, um sistema de avaliação minucioso que tende a diferenciar o tipo de herniação presente nesta coluna, para aí sim elaborar um tratamento eficaz para este paciente.A OSTEOPATIA é altamente eficaz para este tipo de intervenção em virtude de avaliar corretamente e tratar o quadro discal manualmente de acordo com o tipo de comprometimento achado na avaliação, produzindo alívio instantâneo dos sintomas e correção do quadro em muitas vezes. 

O paciente portador de doenças discais apresenta uma vida muito restrita à ficar em casa e privada de exercícios físicos e lazer.  

Não tenha uma vida restrita, trate-se.


 
 __________________________________________________________________________________
(1) Isquemia: Circulação sanguínea local comprometida (reduzida).

(2) Foraminal: 'Forame' é o nome dado para o orifício entre as vértebras de onde saem os nervos originados da medula espinhal, em uma "hérnia foraminal" o conteúdo do disco extravasa para dentro deste orifício vindo a comprimir a raiz nervosa.

(3) Posição antálgica: Posição que o paciente adota fora das condições normais visando o alívio da dor, em caso de hérnia geralmente é observado naquele paciente que anda curvado para frente (flexão de tronco).
___________________________________________________________________________________



4 comentários:

  1. Oi eu fraturei o Cox em uma acidente de moto e quando fico muito tempo sentada minhas pernas não respondem.

    ResponderExcluir
  2. Oi eu fraturei o Cox em uma acidente de moto e quando fico muito tempo sentada minhas pernas não respondem.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Doutor Diego!
    não sei se você vai poder me ajudar mas enfim não custa tentar né olha só eu fiz uma cirurgia de artrodese da coluna para corrigir uma curvatura de cifose no dia 29 de julho de 2016 dois meses após eu comecei a sentir um formigamento nos pés que quando eu ando sobe por trás das pernas e vai até a nádega até aí tudo bem o problema é que algumas vezes que isso aconteceu minhas pernas ficaram pesadas e eu mal conseguia andar os epi sódios Aconteceram umas 3 vezes porém depois dos episódios quando estou parada quietinha eu sinto uma vibração interna nas minhas pernas e pés e quadril que são constantes quando eu durmo não sinto nada e ao acordar de manhã tudo está maravilhoso mas é só eu levantar que eu começo a sentir essa vibração, uma vibração constante além disso em uma radiografia que eu fiz constou que eu tenho megapofise na L5 fusionada ao sacoro não sei se isso pode afetar algum nervo mas é sempre do quadril para baixo que eu tenho os meus sintomas já fui ao ortopedista que fez a minha cirurgia ele fez eletroneuromiografia que não deu nada fiz ressonância e também deu tudo normal então Será que algum nervo do meu quadril está sendo pinçado e isso está provocando esses sintomas de formigamento nos pés e pernas e essa vibração constante?
    Att. Veridiana

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se bico de papagaio na coluna pode interferir nesse problema, há alguns anos sofro com uma dor na junta do quadril e perna direita, quando estou sentada e me levanto, a impressão é que a junta desloca, muitas vezes não consigo continuar andar e preciso fazer alguns movimentos pra voltar a caminhada, bem devagar. A dor se estende para o joelho e quando eu alongo a Perna, os dedos rompe ficam travados, demorando alguns segundos para voltarem à posição normal. Aguardo resposta. Obrigada

    ResponderExcluir

Deis sua opinião