Contato

Contato:
francelodiego@gmail.com
(67) 3325-8197 - Clínica REABILITARE - Campo Grande - MS

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Síndrome do Piriforme - Compressão do nervo Ciático.

Síndrome do Piriforme é o nome dado à um quadro de compressão do nervo ciático pelo músculo Piriforme, localizado à altura dos quadris na região glútea. É uma disfunção considerada comum nas clínicas de fisioterapia uma vez que é apontado que tal síndrome acomete 6% da população mundial, mais incidente no sexo feminino. Vários fatores estão relacionados às causas de tal quadro, desde um comprometimento articular entre o sacro (osso chato e largo na porção final da coluna) e ilíaco (ossos da "bacia") até o simples fato de uma pessoa usar carteira no bolso posterior de uma calça e sentar sobre a mesma todos os dias, neste caso a compressão rotineira da carteira sobre o piriforme implica em uma lesão crônica do mesmo, gerando um espasmo permanente do músculo piriforme e consequentemente o pinçamento do nervo ciático. As lesões de útero, alterações L5-S1 (hérnia, artroses, ...) e lesão de cóccix são as causas muito observadas. Além destas podemos ainda citar:
  • As lesões desportivas que afetam o quadril são responsáveis por 2,5% dos casos.
  • exercícios excessivos para glúteos observado nas mulheres que buscam um bumbum perfeito. O aumento rápido e exagerado dos glúteos pode causar compressão do nervo ciático.
  • Inflamação ocasionada por um trauma.
  • Trauma de quadris ou sacro;
Podemos ter uma noção da localização deste músculo se imaginarmos que ele começa na face lateral mais inferior do sacro até a porção mais larga da coxa (perto da articulação do quadril). Neste trajeto há um cruzamento do nervo ciático que vem da coluna (trajeto vertical) com o músculo piriforme que está horizontal na região glútea.
Existem 3 formações diferentes deste cruzamento entre nervo ciático e piriforme:
  1. O nervo ciático passa por baixo do piriforme (mais comum - Aprox. 87%).
  2. O nervo  ciático passa por cima do piriforme. (Raro - Aprox. 1%)
  3. O nervo ciático passa no meio do piriforme - perfura o músculo.(Mais grave - Aprox. 12%);**
** Nesta formação anatômica uma compressão do ciático é mais incidente e mais intensa.

Os sintomas apresentados por este quadro são típicos de uma ciatalgia, como:
  • Dores em quimação e formigamentos intensos no trajeto percorrido pelo nervo ciático na região posterior dos membros inferiores, porém não deve passar da região posterior do joelho (fossa poplítea) ou posterior da panturrilha.
  • Dor na região sacro-ilíaca que desce para a coxa e provoca dificuldade de caminhar.
  • Aumento da dor quando o paciente que estava sentado fica em pé ou, ao caminhar, pára repentinamente.
  • Dor ao elevar o membro inferior com o joelho estendido e o paciente deitado de costas. (Sinal de Lasegue)

Devemos ressaltar que pelo fato do músculo piriforme estar inserido sobre o sacro (Fixa o sacro), vai comprometer a mecânica da marcha (implica em sintomas mais locais) gerando dor lombar, na articulação do quadril ou ao caminhar, passar da posição sentada para em pé, muito tempo sentado pode causar dor também.

Porém se o quadro for observado nos 2 lados (fixação bilateral do sacro), este pode ser mais intenso podendo referir compensações sobre a coluna até o crânio (repercussão de tensão pela dura-máter) favorecendo assim quadros como lombalgias, hérnia discais, enxaquecas, vertigem, disfunções visuais e auditivas.
Existe um mecanismo denominado Crânio-sacro em que estudamos a repercussão de lesões sacrais sobre o crânio, bem como do crânio sobre o sacro, esta repercussão é observada em virtude da meninge Dura-máter em azul na imagem (presente ligando a base do crânio ao sacro) no trajeto da medula espinhal transmitir as tensões imposta por uma lesão de uma extremidade da coluna até a outra. Desta forma justifica-se os casos de uma lesão sacral implicar em um sintoma na cabeça.

No tratamento deste paciente, a intervenção osteopática deve focar na liberação do espasmo do músculo piriforme,  articulares, musculares e ósseas, bem como corrigir eventuais compensações do nervo cíático mobilizando-o, sinais estes presentes na avaliação. Normalizar também as tensões e repercussões impostas pela dura-máter ao crânio, consequentemente tratando e normalizando os sintomas e disfunções presentes no crânio.
Costuma trazer alívio imediato dos sintomas ao paciente e da mesma forma normalizando as disfunções antes observadas em algumas sessões (varia de acordo com a gravidade do quadro).

Os problemas de nervo ciático são mais comuns do que imaginamos e são passíveis de tratamento e melhoras significativas, mantenha-se informado e procure tratamento.

172 comentários:

  1. Olá! gostaria de saber se essa compressão do nervo ciático pode comprometer o movimento da perna... Sofri um acidente de moto e tive uma lesão no coccix, me falaram que os nervos estavam comprimidos mas ainda não fiz a ressonância para detalhar melhor! Meu neuro recomendou a fisioterapia o mais rápido possível porque não consigo esticar a perna pois dói muito atrás do joelho e sinto uma queimação no pé! Será que poderia ser o nervo ciático?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luana, pode comprometer sim, de certa forma é comum haver este tipo de repercussão mecânica em um membro inferior devido à uma compressão do nervo ciático. A lesão de cóccix vai repercutir com sintomas mais distintos, não tem tanta influência sobre o nervo ciático, mas pode sim desenvolver um deseuilíbrio muscular que poderá comprimir tal nervo. No seu caso não associaria o trauma de cóccix propriamente à compressão do ciático, pois as lesões deste nervo normalmente estão associadas a disfunções de outros grupos ósseos como ilíacos (bacia) e sacro. Procure um profissional de sua confiança para ele fazer-lhe uma boa avaliação e distinguir o segmento ósseo que está comprometido e lhe propor um bom tratamento.

      qualquer outra dúvida...coloco-me a disposição...obrigado pelos questionamentos.

      Excluir
    2. A polineuropatia pode ser causada por prisão do nervo ciático?

      Excluir
    3. Estou acamado faz 30 dias com dor no periforme' não sei mas aonde recorrer não posso ficar de pé nem um minuto' a quem posso recorrer ?

      Excluir
  2. Olá!!! Obrigado pelo esclarecimento...
    Meus movimentos continuam comprometidos, mas já estou tratando com um fisioterapeuta. Descobrimos que o nervo foi realmente comprimido, o que ocasionou uma 'lesão'. Já estou tratando com estímulos elétricos.
    Novamente agradeço por sua resposta!

    ResponderExcluir
  3. De nada Luana, que bom que iniciou seu tratamento já...melhoras a vc! eu que agradeço pela participação. Fique à vontade para comentar quando achar pertinente.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. boas a todos pretendia que me ajudassem neste problema nop piramidal fico a espera em filipetoyota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr.

    Encontrei seu e-mail na internet pois estou a procura de uma cura para minha mãe.
    Vou tentar explicar resumidamente por e-mail a situação dela, para ver se consegue me ajudar.

    Minha mãe tem 59 anos e a um ano atrás passou por uma cirurgia bem complexa no intestino.
    Porém pouco mais de meio ano depois da cirurgia, ela começou a sentir dores muito fortes e decobrimos após muitos exames que o coccix dela está fraturado. Não se sabw quando, como e onde aconteceu, mas esta fraturada está machucando um nervo e ela sente dores constantes, tendo que ficar deitada para aliviar. Já foi a varios médicos, inclusive o que realizou a cirurgia, e por último a encaminharam para a clinica da dor em POA. Já fizeram o procedimento para matar este nervo, porém não resolveu. Na verdade, eles já nem sabem mais o que dizer a ela, pois já prescreveram muitos remédios e a dor simplesmente não passa.
    Mau pai ouviu dizer que alguns fisioterapeutas conseguem realinhar o coccix, mas não sei se é o caso dela. Pesquisei na internet e achei o site sobre osteopatia e vi que falava sobre este procedimento através do reto. Gostaria de saber se você já atendeu casos como este e se aconselha uma avaliação.

    Ou se conhece um médico ou especialista que faça este tipo de procedimento.

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Juliana, se foi diagnosticado fratura de cóccix a possibilidade deste segmento estar em disfunção é muito grande, e de fato é possível sim fazer a correção, no entanto eu ainda não tive esta experiência de tratar um quadro assim. A osteopatia dispõe de técnicas específicas para isso mas não necessáriamente será por via retal (apenas algumas intervenções são realizadas internamente) o restante é com contato externo. Se puder me informar a sua cidade posso te indicar alguém daí ou próximo de vocês.

      Obrigado pelo contato Juliana, e melhoras para sua mãe.
      Francelo

      Excluir
  6. Boa tarde Doutor!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Eu tenho protusão discal, na L5 S1, que se estende para perna esquerda. Tive uma crise e apos essa crise, não consigo me sentar, pois sinto muita dor no glúteo esquerdo. O medico me informou que a dor não era da protusão discal e sim sindrome do piriforme. Sinto muita dor pela manha, ao levantar e colocar os pés no chão e muita dificuldade em caminhar. Com o passar das horas, essa dor vai aliviando, pores fica muito dolorido ao lado esquerdo do quadril, entre a coxa e a cintura. quando estou sentado, sinto muita dor ao levantar, parece que o nervo ta preso e doi muito. me indicaram osteopatia, quantas sessões eu levaria com esse tratamento, mais ou menos. Muito obrigado pela atençã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dr.

      Comecei com dores na zona sacro ilíaca dos dois lados mas depois intensificou se apenas no lado esquerdo. A dor desce do lado esquerdo da bacia, vai pela nadega até a pélvis. Custa muito a calçar os sapatos , estar sentada no carro ou sentar me. Na pélvis parece que estou cortada ao meio.
      Fui ao médico fizeram IMR e foi diagnosticado protusao da L5/S1 do lado direito. O neurocirurgião que me viu queria fazer infiltração na vértebra. Mas como a dor era do lado esquerdo fui a outro médico que disse que a for vinha do sacro ilíaco Joint . Disse para fazer injeção no sacro e fisioterapia. Ambos os médicos virão olharam para o IMR e raio x. Mas dado que nos últimos 2 meses andei a fazer muitos exercícios de agachamento e lunchs para o traseiro com pesos ( não sabia que tinha protusao ) será que tenho o problema no nervo ciatico ?
      E neste caso será que a injeção na zona sacro ilíaca com cortisoides resolve o problema ? Receitou também fisioterapia

      Excluir
  7. Boa tarde Gilberto, obrigado por participar do blog, fique à vontade para estar acessando quando quiser.
    Referente ao seu quadro, a síndrome do piriforme está relacionada indiretamente ao quadro de protusão discal (a origem do músculo piriforme é no sacro, mesmo osso correspondente à S1). Realmente a dor glútea é em virtude do piriforme comprimir o ciático a este nível, a OSTEOPATIA é sim muito benéfica pra estes quadros pelo fato do profissional fazer um reequilíbrio da cintura pélvica do paciente, ou seja, o quadro da S.P. é originado por uma série de ALTERAÇÕES segmentares ao nível da pelve ou quadril, e se por ventura o osteopata apenas tratar o músculo em questão os outros segmentos alterados adaptam o piriforme novamente errado e seu quadro volta. A quantidade de sessões é difícil de te afirmar (em média de 4 atendimentos) já que só avaliando-o para ter uma noção da gravidade em que seu problema se encontra e a complexidade do quadro. Você mora aonde?? posso te indicar um profissional da sua cidade ou perto de você.

    Obrigado você pela postagem Gilberto.
    Qualquer coisa conversamos por aqui mesmo!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Os sintomas deste caso são compatíveis com o que sinto. Poderia me indicar um osteopata de Cabo Frio/ RJ. Grata Inez 22999090776

      Excluir
  8. Olá! Obrigada por este serviço! O meu marido teve há 15 dias um acidente de tractor em que partiu o ilíaco e o sacro mas o pior de tudo é que comprimiu o nervo ciático pois ficou ainda bastante tempo debaixo dele. Não tem sensibilidade no peito do pé e tem os dedos encurvados para baixo. Que diz a sua experiência num quadro destes? Será recuperável?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Luisa, obrigado por acessar o blogg.
    Em uma fase dessas de 15 dias pós o incidente é provável que haja um edema (inchaço) muito grande nesta região da fratura, o inchaço pode comprimir os nervos que passam perto (nervos que vão para as pernas). Quanto a recuperação de seu marido é impossível de lhe dar um parecer pois não o avaliei. Oriento-lhes a fazer essas perguntas à um neurologista que está acompanhando o caso para que este o avalie e lhe dê alguma certeza. Assim que o quadro da fratura estiver consolidado um osteopata pode lhe dar um parecer.

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Passaram 25 dias agora, as fraturas já fecharam, o edema já deve ter recuado, mas o pé ficou pendente, portanto o ciático deve ter lesionado bastante. Fará electromielograma dentro de poucos dias para avaliar. obrigada. vou atualizando!

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Obrigado por atualizar os dados Luisa, continue postando assim que tiver novidades;
      Francelo

      Excluir
  12. Boa tarde Dr.Diego

    Estou passando um problema sério com meu marido..ele tem hernia na L4 e um pinçamento na S1 já descoberto há mais de 2 anos...porém neste ultimo més sentiu uma dor forte descendo do quadril p a perna esquerda e ficou diversos dias com dores ...procuramos hospitais e passaram anti-infamatórios e até uma bota para imobilizar a perna...depois consultamos com um médico particular e ele diagnosticou que ele teve uma compressão no nervo ciático...ele passou ressonancia magnética e um EMG que ainda será feito próxima semana..sim passou tb uma injetáveis para dar fortalecimento ao nervo (ETNA E dexocitoneurim)...e ele não está sentindo melhora nenhuma....embora venha lendo artigos sobre o assunto gostaria de ouvir sua opnião sobre este caso... ele não tem força na perda esquerda do joelho para baixo e agora tá sentindo tb formigamentos no pé...

    Aguardo sua publicação!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Dr.Francelo

    Estou passando um problema sério com meu marido..ele tem hernia na L4 e um pinçamento na S1 já descoberto há mais de 2 anos...porém neste ultimo més sentiu uma dor forte descendo do quadril p a perna esquerda e ficou diversos dias com dores ...procuramos hospitais e passaram anti-infamatórios e até uma bota para imobilizar a perna...depois consultamos com um médico particular e ele diagnosticou que ele teve uma compressão no nervo ciático...ele passou ressonancia magnética e um EMG que ainda será feito próxima semana..sim passou tb uma injetáveis para dar fortalecimento ao nervo (ETNA E dexocitoneurim)...e ele não está sentindo melhora nenhuma....embora venha lendo artigos sobre o assunto gostaria de ouvir sua opnião sobre este caso... ele não tem força na perda esquerda do joelho para baixo e agora tá sentindo tb formigamentos no pé...
    Desculpa ter entrado como anônimo..é que não sabia que tinha já cadastrado no gmail.Sim esqueci de falr que isto aconteceu depois que ele voltou a praticar academia e andar de bicicleta..

    Aguardo sua publicação!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Jojo, obrigado por prestigiar este Blogg
    A princípio o sintoma de dor irradiada é sim pertinente a uma compressão nervosa (não necessáriamente ciático) partindo da estória que você postou, seria interessante ele consultar algum osteopata da sua cidade pro mesmo se certificar da origem desse quadro doloroso (coluna, músculo, articulação,...) e possivelmente corrigir.
    Academia pra paciente com hérnia discal deve ser levada de maneira muito delicada pois a restrição de alguns exercícios pra ele é bem grande. De onde vocês são?? Fico à disposição para indicar alguém na cidade ou próximo.

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção...nós somos de recife PE ..ele hj recebeu a ressonância que confirmou a compressão em S1...agora resta saber o grau da lesão...e se terá tratamento ou será cirúrgico...num é isso mesmo??
      Ele está sendo acompanhado por Dr. Geraldo Costa ele é especialista em coluna..muito bem indicado por sinal...agradeço antecipadamente sua atenção..é que estamos muito apreensivos com tudo isso..e ele ta mto depressivo pq não poderá mais praticar exercícios ..e tb o trabalho dele que precisa muito da coordenação principalmente das pernas... ele é inspetor de solda em indústria mecânica...

      Excluir
  15. Vocês podem estar procurando o ITC vertebral aí de Recife-PE
    neste link vcs podem estar se informando de como o ITC trabalha (eu atendo aqui na unidade de Campo Grande-MS) e posso lhe garantir da eficiência do tratamento. Acho que é de grande Valia a indicação, veja se o ITC daí tem um osteopata, se tiver ingressem no tratamento, se não tiverem procurem algum

    http://www.itcvertebral.com.br/recife-mapa ---> Link do ITC vertebral aí de Recife


    osteopata da Escola de Madrid aí em Recife: Wivian Pires Ribeiro (passo o telefone por e-mail)

    Francelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem ...muito grasta por sua atenção! Abraços!

      Excluir
  16. BOA TARDE! EU PASSEI POR UMA CIRURGIA DE HERNIA DE DISCO E APOS UM MES DE CIRURGIA VOLTEI A SENTIR DOR AGORA DESCOBRI QUE O PIRIFORME ESTA PRECIONANDO O CIATICO E AS DORES SAO CONSTANTE SERA QUE VOU TER QUE FAZER OUTRA CIRURGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Obrigado por prestigiar esse blog
      Como que você chegou a essa conclusão de que está com sd. do piriforme agora depois da cirurgia? se foi por laudo fisioterapêutico, tudo bem!
      Este é um problema que não requer intervenção cirúrgica por se tratar de um músculo que está comprimindo o nervo, logo trata-se enfocando a abordagem no músculo piriforme. Você é de onde?? Fique à vontade pra procurar um fisioterapeuta osteopata.
      Muito obrigado!

      Excluir
  17. TENHO 39 ANOS NUNCA SOFRI ACIDENTE OU CIRURGIAS SEMPRE PRATIQUEI ESPORTES E ME LESIONEI NO COMEÇO PENSEI SER UMA TENDINITE DEPOIS UMA INFLAMAÇAO NO PERIFORME AGORA APOS RESSONANCIA E ULTRASSON VI Q E UMA NEURITE DO CIATICO JUNTO COM INFLAMAÇAO DO PERIFOORME A DOR SE TORNOU CRONICA E JA ESTOU A 2 ANOS ASSIM , SINTO MT DOR E PERDI SENSIBILIDADE NO PE ESTOU TOMANDO ETNA DE 8 EM 8 HS A UMA SEMANA E NEM SINAL DE MELHORA O Q DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde...descupe a demora em respondê-lo(a)
      o primeiro passo a fazer é tratar a inflamação, para tal exclui-se a prática de todo tipo de atividade física. É interessante tratar o mais breve possível...procure um especialista na sua cidade para fazer uma avaliação...os achados dele serão mais válidos pra suas informações :)
      Desde já...muito obrigado por prestigiar o blog.

      Francelo

      Excluir
  18. Olá! Eu fiz uma cirurgia de hérnia lombar dia 01.08.13 (L4, L5) com implante de prótese dinâmica. Após a cirurgia não consegui sentar devido a forte dor no ciático da perna esquerda. O canal por onde passa o ciático é mais apertado que o lado direito e com o implante do parafuso este canal ficou mais apertado ainda passando a comprimir o nervo. Os sintomas são idênticos a síndrome periforme. Isto se ajusta com o tempo ou será que terei que fazer outra cirurgia? Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Erivane...obrigado por acessar este blog
      Sem avaliá-la é impossível lhe dar qualquer tipo de informação...agende uma avaliação com um colega osteopata aí perto de vc...terás bons resultados

      Francelo

      Excluir
  19. Oi dr,
    Comecei com uma dor forte atras da perna direita, irradiando para atras do joelho, tipo um choque. No inicio achei que era muscular e demorei 6 meses para procurar um tratamento com ortopedista. Fizemos ressonância de coxa, lombar, e quadris. Durante esse processo as dores aumentaram muito após fazer as sessões de fisioterapia e ginastica Olistica para postura. Senti uma dor enorme no cóccix que foi se estendendo por toda lombar, comprometeu ate mesmo a bexiga que me fazia ir ao banheiro sempre! Na cintura senti um grande repuxado...As duas pernas ficaram formigando durante a madrugada. Senti muito medo de perder os sentidos. Fiquei em crise mesmo, tomando muitos remedios e recorrendo ao hospital emergencia. Agora estou saindo da crise...Os ortopedistas disseram que não tenho nada que justifique tamanha dor, apenas uma protosao na L5S1 e uma tendinose no quadril direito...Estou buscando saber o que tive. Vou fazer eletroneuromiografia para saber se tenho nervos comprometidos...Mas a sensação que tive é exatamente essa...Algo comprimindo minha coluna lombar que impede os nervos das pernas a ficarem normais... Gostaria de uma dica de medico que poderia me tratar. Obrigada! Carolina Siano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carolina

      Seu ortopedista poderá lhe orientar sobre procedimentos clínicos e indicações de outros profissionais médicos...quanto ao seu quadro, procure um osteopata que ele poderá te ajudar da mesma forma...o ideal é ter certeza do quadro que vc apresenta.

      desde já muito obrigado por prestigiar o blog :)

      Francelo

      Excluir
  20. Olá. Eu fiquei com uma dor terrível atrás da perna, quando estico. Será porque foi a minha primeira semana numa Academia? Levantei muito peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seus sintomas persistirem ainda procure um osteopata pois não trata-se apenas de tensão muscular pós-treino, mas sim de disfunção articular ou nervosa...tente procurar um osteopata e faça uma avaliação.

      Francelo

      Excluir
  21. Dr., sinto dor e queimação na lombar e nas nádegas e dormência nas nádegas, pernas e genitais. Quais seriam as causas desses sintomas? Hérnia, comprensão nervosa, alteração em algum musculo da região?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Dr. , o meu problema é o mesmo do colega acima Gilberto Gil, síndrome do piriforme, e gostaria de saber se devido o excesso de atividades desportivas e exercícios para o glúteo isso pode ter se desenvolvido? ...sendo assim, devo interromper essas atividades até que eu esteja completamente "curada"? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As causas de compressão nervosa podem ser inúmeras...somente avaliando-a para ter condições de lhe dar maiores informações...procure um osteopata aí da sua cidade

      Francelo

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Doutor. Como vai? Meu nome é Carlos e descobri que estou com síndrome do piriforme, depois de 4 meses e 5 médicos diferentes que deram todos os tipos de diagnosticos errados, até que o último médico (excelente) diagnosticou de forma correta meu problema. Agora estou fazendo fisioterapia 3 x na semana e shiatsu 1 x na semana. Já consegui largar as medicações, que pra mim é um grande avanço. O principal foi o alongamento do piriforme para liberar o nervo ciático. A evolução do tratamento é constante, porém, bem lento, e me disseram que é assim mesmo, que pode levar meses pra ficar apto pras atividades físicas. Dizem que depois que o nervo ciático é pinçado, ele demora a média de 1 milímetro por dia (em média) para recuperação. Isso está correto? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, estou com o mesmo problema que vc, depois de 9 meses tratando a lombar, pois a ressonância acusou uma leve protusão L5/S1, agora estou começando um tratamento para o piriforme, mas ainda não vejo resultados. Gostaria de saber se está melhorando e qual fio seu tratamento. Muito obrigada.

      Excluir
  26. Olá, sinto fortes dores no glúteo E quando flexiono o joelho e irradia para a coxa, tive que parar de realizar exercícios para glúteo na academia devido a dor, as vezes não consigo nem caminhar. Não é uma dor frequente, mas quando aparece só passa com repouso. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  27. Ola, td bom? Queria tirar uma duvida, sinto queimacao muito fortes atrás do joelho, o que faz causar isso? Incomoda muito. Obrigada
    Greicy

    ResponderExcluir
  28. Ei Dr.! Boa noite!
    Gostaria de saber sobre lesão no nervo ciático causando dor muito forte na planta e no dorso do pé. Meu marido sofreu um acidente de moto e fraturou a sínfise e acetábulo, passou por cirurgia e colocou alguns (vários) parafusos e placas, só q ele está com uma dor intensa, segundo ele, insuportável, no pé, mais precisamente na planta,dorso e na ponta do dedo maior, sentindo muita queimação e dor. Já receitaram vários remédios como o lyrica, carbamazepina, oxycontin, só que a dor não passa, na verdade nem alivia. Pelo que entendi, houve uma lesão traumática classificada em neuropraxia e a recuperação é fisioterapia e paciência para o nervo regenerar, eu acho. O que que o Sr. poderia sugerir nestes casos? Pq tenho pesquisado na internet e não vejo nenhum relato sobre trauma e essa dor tão forte. Tenho medo do uso de tantos medicamentos tão fortes serem prejudiciais a longo prazo.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite,Meu marido também está passando por essa mesma situação, ele sofreu um acidente de moto e teve que colocar uma prótese no quadril,mas ele sentiu muita dor na perna e no pé e também não sente direito o pé esquerdo,gostaria de saber se seu marido ja se recuperou e se os movimentos dele voltaram ao normal,e quanto tempo levou.
      Obrigado.

      Excluir
  29. Boa tarde ! Estou com um pobleminha aqui, a seis meses comecei a sentir dores na perna direita , que acaba passando para a coluna do meu lado direito, achei que era somente falta de exercicio, agora voltei a fazer academia, mas aindanão consigo esticar a perna, faço somenre exercicios com a perna esquerda, e com a direita faço sem peço, mas não consigo fazer os movimentos inteiros , Que médico deve procurar, oque pode ser? Leandro

    ResponderExcluir
  30. Ola,
    Boa Tarde,
    Tenho escoliose lombar e estou perdendo a força das 2 pernas. Fiz Eletroneuromiografia e deu radiculopatia Cronica. Esta dando compressão no nervo central. Sera que terei que fazer cirurgia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, infelizmente é impossível lhe dar um parecer sem uma avaliação ou ver seus exames, lhe oriento a procurar um especialista OSTEOPATA.

      Obrigado

      Francelo

      Excluir
  31. Boa tarde! Agradecemos a sua atitude fraternal de ajuda aos irmãos que sofrem de dor nas suas provações. Após trauma no cóccix em viagem de motocicleta (sem queda), adquirido após esforço da base da coluna em consequência de pressão exercida por uma pequena bolsa que minha esposa colocou sobre o assento - entre mim e ela. Esa viagem demorou, pois foram percorridos uns 650 km. Tirei raio-x digital do cóccix, a pedido médico, que não definiu se ele havia se quebrado ou se havia se deslocado, segundo análise de radiologista e de médicos (Clínico, Ortopedista e Neurologista). Fiquei alguns meses sem me esforçar e sem andar de motocicleta e a dor aliviou um pouco, mas voltou a ficar forte. Me tratei com corticóides via oral e acupuntura: a dor aliviou. Após, voltou a ficar forte. Tirei tomografia que constatou a não fratura. Sinto dores fortes no cóccix ao me assentar, na nádiga direita e na coxa direita, até a altura do joelho. Um fato que descobri após ler o seu texto: É que eu sempre carrego comigo 2 carteiras: uma grande do lado esquerdo e outra fina do lado direito. já as retirei e não as usarei mais nos bolsos trazeiros. Por favor, me ajuda: o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cezar, se já constatou a ausência de fratura no teu quadro levemos em consideração um provável quadro de disfunção em flexão (a ponta do cóccix fica voltada pra frente), este tipo de quadro é fixado por um músculo muito forte que faz parte do períneo (assoalho pélvico). Uma vez que vc tem esse músculo tenso a ponto de fixar seu cóccix em disfunção é interessante que tal quadro seja tratado o quanto antes para alívio dos sintomas, a OSTEOPATIA mostra-se bastante eficaz neste tratamento, recomendo que procure um OSTEOPATA aí na sua cidade e trate seu quadro com quem realmente lhe trará bons resultados. Às medidas adotadas por vc são realmente importantes e lhe trarão algum alívio, apesar de não sanar a causa do seu quadro. Você mora em que cidade?? Posso estar lhe encaminhando pra um colega.

      Desde já, muito obrigado por prestigiar este blog, fique à vontade para ler e compartilhar os demais artigos!

      Francelo D R da Silva

      Excluir
  32. maria aparecida rocha paiva28 de março de 2014 às 06:37

    doutor francelo bom dia!
    me encontro com estenose de canal lombar onde me ataca so na lombar mas dessa vez me atacou o nervo siatico nas pernas onde so estou bem se estiver sentada ou deitada se eu colocar o pe no chão não aguento ador estou cansada de tomar remedios me orienta por favrr.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Dr Marcelo.
    Estou passando por um problema que ainda não se sabe ao certo se é ciática, se é ciática por compressão do piriforme, da L3, da S1, enfim, todos os tipos de tratamento e pouco alívio. Lí o seu post e gostei muito, e solicito a gentileza de que me indique, se possivel, alguém para uma consulta em Belo Horizonte. .
    Muito grata
    Silvana Praca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Silvana, em BH vc pode estar entrando em contato com o Dr. João Fábio, é o único contato osteopata formado constando na lista da Escola de Osteopatia de Madrid aí na cidade


      João Fabio Rodrigues
      Osteopata
      Belo Horizonte / Contagem
      (31) 9185-2464


      Muito Obrigado por prestigiar esse blog =)

      Francelo

      Excluir
  34. Desculpe, digitei errado o seu nome, mil perdões. Dr Francelo, e não Dr Marcelo

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, Dr. Francelo! Enviei-lhe reposta a algum tempo atrás e, verificando o conteúdo de seu blog, acho que cometi algum engano, pois ele não foi registrado. Moro em OURO BRANCO- MG e estou perto das cidades de CONSELHEIRO LAFAIETE, BELO HORIZONTE, BARBACENA, JUIZ DE FORA e RIO DE JANEIRO. Aguardo então a sua indicação de um Médico Osteopata para que possa dar prosseguimento ao meu tratamento. Grato por sua ajuda. Cezar

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Dr.Francelo.
    tenho 17 anos , a dois anos atras tive meninjite , depois da meninjite nao consigo esticar as pernas pois parece que meu nervo vai estourar , doi muito , fui ao medico para saber se podia ser sequela , fiz exame de sangue e falaram que nao tive nenhuma sequela , esse mes tive muitas dores atras da coxa quando ando , lado direito da sintura , quando estico meu braços para cima , meu cotovelo , meu punho , mao e dedos , ombros , minhas costas , dores muito forte na cabeça , fui ao medico e falei todas as dores para ele e ele disse que nao tenho nada sem ao menos me examinar , gostaria de saber oque pode ser e com qual especialista pode resolver meu caso .
    Agradeço desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu passo o dia inteiro com braços e pernas adormeçendo e formigando

      Excluir
  37. Boa tarde , tenho 24 anos , sou praticante de artes marciais e a um ano atrás escorreguei no tatame molhado de suor escalando sem querer a perna direita.. desde então não parei mais de sentir dores na região que parece ser entre o glúteo e a coxa. Sinto tbm dores lombares qd fico muito tempo em pé. Dói muito qd passo muito tempo em pé e qd estou deitada no chão e vou me levantar. Foi diagnosticado como distensão muscular e desde então tratei como tal sem resultados positivos. Semana pasaada um novo fisioterapeuta diagnosticou como meu nervo estando preso no músculo. Passou exercícios e alongamentos p o novo diagnostico.sinto muita dor e nos dias de pico doi muito sentada em algumas posições e deitada tbm e em pé nem se fala. Gostaria de recomendações de exercícios e ql tipo de profissional especifico procurar.. um osteopata, acumputura? Agradecida

    ResponderExcluir
  38. Lembrando q essa dor irradia p outras partes da perna ou p a perna inteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro detalhe , a dor as vezes some parecendo q estou curada e as vezes dói bem pouco e outras vezes dói muito

      Excluir
    2. nilda maria barbosa lima22 de outubro de 2014 às 17:59

      Boa noite Dr Francelo, meu nome é Nilda Maria Barbosa Lima. 63 anos e dia 23/0812014 coloquei prótese no quadril esquerdo, e devido a muitas dores no pé muito inchado e sem movimentos ,que foi pressionado ou lesado o nervo ciático. bom estou na fazendo fisioterapia e a evolução é mínima (de 6 em 6 horas tomos paracetamol +codeína +novalgina de 1g) quanto aos movimentos do pé só 5% porisso gostaria de saber se tem volta total dos movimentos.remedio continuo tomo o LYRYCA+ ETNA. ah! ainda estou com andador . segundo o Dr.Julio Cesar só depois de 3 meses para fazer o eletroneuromiograma para saber até que ponto a lesão isso também procede?
      obrigada Dr. espero esclarecimentos

      Excluir
    3. Boa noite Nilda, a sua cirurgia é recente e portanto é muito cedo lhe dar uma posição de quanto tempo seria necessário e se vai ou não voltar a ficar 100% seu quadro. Quanto ao procedimento adotado por seu cirurgião não há como me posicionar, pois foi ele que te avaliou e portanto é o profissional mais habilitado para conduzir seu quadro, siga à risca as orientações dele e pode ter certeza que seu quadro vai ter uma evolução satisfatória.

      Excluir
  39. Boa tarde Dr. Francelo. Há cerca de ano e meio, ao fazer um exercício que balança a região do quadril para baixo, para a esquerda e direita do tronco, nas academias ao ar livre, senti um puxão, que não provocou dor. Até hoje não doi, porem comecei a sentir recentemente uma pressão, como se fosse puxado um osso para baixo e outro para cima. Sei que ira me dizer para procurar um medico, porem estou com medo de ter trincado algum osso e ter que colocar pino. Isso é possível ou deve ser apenas lesão muscular ?

    ResponderExcluir
  40. Olá! Bom Dia! Dr.! Uma orientação e uma duvida... Nestes ultimos 15 dias... senti um desconforto na coluna, no quadril, tipo uma dor ciatica acho eu... mas que passou aparentemente, mas ao dormir e acordar de madrugada (não todas as noites, mas aconteceu umas 5 noites), com as pernas encolhidas de lado... quando vou esticar - sinto uma dor na coxa superior direita, proximo ao quadril e virilha tambem (Onde não consigo esticar a perna direita - tipo extende-la novamente, pode ser deitado de lado ou pra cima) tenho que levantar pra conseguir esticar e bem devagar, pois doi... depois que estiquei, deitado de costas se tento elevar a perna esticada, sinto dor na coxa. Trabalho em escritorio, (e não faço academia... nem corro... ) geralmente sentado bastante tempo... Peço uma orientacao inicial, do que pode ser... Obrigado. desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  41. Ola doutor,
    gostaria de uma informação descompromissada a respeito de uma dor que venho sentido.
    Um dia caminhando comecei a sentir uma dor aguda na altura da parte superior do femur e a bacia, mais ou menos nessa região de contato entre os dois ossos, se posso definir dessa forma. Depois, no dia seguinte fui correr e comecei a sentir a mesma dor, a intensidade da dor aumentava e nao consigui continuar correndo, e até mesmo andar estava dificil.
    Agora, sempre que anda um pouco mais, começa a doer. e quando começa a doer, até mesmo no dia seguinte da caminhada, ainda que sentada, sinto dor.

    Gostaria de saber se acha que pode ter relacao com o nervo ciatico, o que seria?

    ResponderExcluir
  42. Olá, doutor. Gostaria de uma orientação, por favor. Estou a mais de 6 meses com uma dor na região do coccix. A dor ocorre qdo passo mais de 5 minutos sentada e aumenta quando me levanto. Já fiz ressonancia da coluna, e ressonancia e rx do coccix e nenhum dos exames acusou nada de anormal. Já fui a varios ortopedistas e tb ja me submeti a tratamento com 3 fisioterapeutas diferentes sem resultado algum. Antiinflamatórios tb não aliviam a dor. Além da dor no coccix comecei a sentir também umas dorzinhas na lateral da perna esquerda e sensação de peso nessa mesma perna, além de estalos no joelho esquerdo. Gostaria de lhe pedir a indicação de algum osteopata na cidade do rio de janeiro, que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde doutor, gostaria de tirar uma duvida.
    Ja faz duas semana que meu pai esta com o nervo ciático da perna esquerda inflamado, e esta com muita dificuldade em andar. Ele ja foi ao medico, só que ele tem um problema no rim chamado nefrite e nao pode tomar anti-inflamatório, gostaria de saber algum procedimento que ele pode fazer para aliviar essa dor.? Deis de ja muito obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde doutor,
    Gostaria de saber o seguinte: minha irmã sofre de hernia não me lembro a sigla, sei que é no ultimo disco da coluna e ha mais ou menos 4 meses ela começou inchar a região do coccix e o ortopedista só disse que não é normal e mais nada. Esse inchaço permanece aumentando pra o lado esquerdo não diminue memo quando está sem sentir dor. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  45. Jair 15 de abril 2015
    Dr Diego, realmente essa dor no ciático é desconsertante. Estou com 62 anos e sempre me envolvi em esportes, desde setembro de 2014 qdo fiz três viagens longas dirigindo, venho penando com essa dor que se irradia pela parte posterior da perna direita. Já fui a osteopatas, massagistas, fisioterapeutas, estou fazendo RPG, tração lombar, natação, alongamentos bolsa de água quente e parece que nada alivia. Gostaria de saber sua opinião, fiz um RX da coluna e aparece um leve estreitamento entre a L5 e S1 mas nada de grande proporção, inclusive o laudo do radiologista dá como sem problemas. Comecei tratando como síndrome de piriforme, como não resolveu continuei fazendo o que me parecia mais lógico e o que me aconselhavam. Nada deu resultado. Qual seu conselho?

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde doutor.
    Gostaria muito da sua ajuda pois já não sei mais o que fazer. Pesquisando consegui encontra o seu blog.
    falando sobre dores no nervo ciática.
    Doutor minha mãe à 2 mês atrás levou um tombo só a princípio ela não sentiu nem uma dor apois o tombo. Ao passar alguns meses começou a se queixar de dores na perna onde levou a pancada do tombo.
    As dores não são específicamente na perna ela sente dores fortes quando fica em pé e quando anda, quando estar sentada não sente nem uma dor, mais quando se levanta doi tanto que ela chega geme de dor.
    doutor ela ja nem sai mais de casa e só pode andar de moleta fica mais deitada do que em pé.
    Já levei ela em vários médico e eles receitaram anti-flamatorio remedio pra dor muscular e ate agora nada.
    Será que o problema dela pode ser compressão no nervo ciatico?
    Pois o sinto que ela sente e bem parecido.
    Pode me ajudar doutor?

    ResponderExcluir
  48. Olá ,Doutor as dores que minha mãe sente e exatamente nesta região da foto que estar ai no seu blog síndrome do periforme.
    Pode me ajudar doutor?

    ResponderExcluir
  49. Olá Doutor! A dias venho sentido uma ardência em cima do pé,quando estico parece que algo é esticado junto com ele,tipo nervo,se estou parada ou caminhando não sinto dor,so dói quando realmente estico ou mecho.Estou com medo que seja relacionado a veia entupida ou algo,apesar de nunca ter inchado,visivelmente não tem nada,fui a uma massagista por outro motivo e ela fez massagem e aliviou no dia mas depois voltou novamente.Também fui a um clinico geral que me disse que pode ser da coluna...realmente não sei o que fazer e nem que profissional procurar...aguardo.Obrigada

    ResponderExcluir
  50. PREZADO DOUTOR.......TENHO HERNIA DE DISCO...COMPROVADO POR TOMOGRAFIA E RESSONANCIA., NA ELETRO NEUROMIOGRAFIA DEU QUE OS NERVOS ESTAO PRATICAMENTE NORMAIS E EM ESTADO DE REINERVACAO.....NAO CONSIGO CAMINHAR CORRETAMENTE......QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  51. Olá doutor.. Tudo bem? Sou César e oq mi aconteceu é o famoso ciático q não mi deixa estou tomando etna por 20 dias e não sinto bem o movimento do pé esquerdo... Keria saber se depois desses dias o pé voltar ao normal ou preciso de fisioterapia.. Pois as dores na batata da perna estão datando aos poucos.. Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  52. Olá doutor.. Tudo bem? Sou César e oq mi aconteceu é o famoso ciático q não mi deixa estou tomando etna por 20 dias e não sinto bem o movimento do pé esquerdo... Keria saber se depois desses dias o pé voltar ao normal ou preciso de fisioterapia.. Pois as dores na batata da perna estão datando aos poucos.. Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  53. Olá doutor.. Tudo bem? Sou César e oq mi aconteceu é o famoso ciático q não mi deixa estou tomando etna por 20 dias e não sinto bem o movimento do pé esquerdo... Keria saber se depois desses dias o pé voltar ao normal ou preciso de fisioterapia.. Pois as dores na batata da perna estão datando aos poucos.. Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  54. Bom dia Doutor! há oitos anos atrás tive duas quedas devido a isso tive uma lesão no meio da coluna entre os ombros, inchou e ficou igual a um ovo a partir dai comecei a passar mal e fui a diversos médicos e nenhum chegava a alguma conclusão, cheguei a fazer o exame eletromiografia e não deu nada mas não melhorava . Há quatros anos um médico me disse que meus nervos estavam inflamados pois se fosse descoberto a tempo não viraria crônico. O que eu faço Doutor pois estou ficando desesperada pois tenho dores, crises de nervos que parece agulhas me espetando pelo corpo todo, me ajuda por favor! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  55. Olá! Boa noite! Doutor; eu já tenho a anos problema de coluna, devido má postura, pegar peso; enfim estou com 49 anos e já sinto o peso da idade chegando; rssss!!! Mas gostaria que me esclarecesse porque essa minha recente crise; não melhorei como nas anteriores, mesmo com os remédios e Fisio, continuo com minha perna esquerda atrás da coxa, proxima do bumbum dormente, e dificuldade de andar, fico mancando, e agora? Vou ficar assim pra sempre?

    ResponderExcluir
  56. ola boa tarde estou com uma dor que começa na bacia e estende na perna esquerda começou semana passada ja tomei injesao e ante imflamatorio mas nao funcionou eu comecei a faser academia e no outro dia atarde comecou essa dor tenho medo de ser o ciatico sera q eu machuquei?se for tem cura ja que esta no comesso?

    ResponderExcluir
  57. meu nervo ciático atacou tive que andar de muleta pois não conseguia ficar em pé sozinho fiz ressonância e melhorei um pouco mas ficou uma dor terrível que desce das costas do lado esquerdo e vai até o pé hoje não consigo sair de casa pois doí muito já tomei vários remédios e nada continuo sofrendo esta dor o que faço para que ela passe andar de bicleta ajuda

    ResponderExcluir
  58. sinto como que as pernas nao esticasen ficam muito duras oque fazer

    ResponderExcluir
  59. Quando faço exercício para panturrilha em pé ou no leg press, passando das dez repetições começa a doer a região sacral. Isso é ciática?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Doutor, tudo bem? Gostaria de esclarescer meu caso... A mais ou menos dus semanas depos de uma sessão de massagem as costas meu ciático fcou totalmente comprometido, senti muita dor, não pude sair da cama, fiz uso de dexacitoneurin, dexalgen e msmo assim não melhorou... Hoje na terceira semana após o trauma, sinto grande melhora na dor após usar um fármaco manipulado contenco indometacina, os movimentos voltaram, estou conseguindo quase me alongar completamente, mas a força para erguer meu corpo na ponta do pé com a perna direita, que fi afetada ainda não voltou.... estou na fila d espera do SUS para fazer uma ressonância, seria uma hérnia??? estou de total repouso e a dor que começava na bacia, agora parte as vezes quando sinto do meio da nádega direita... Muito Obrigao pela atenção ... um bom dia

    ResponderExcluir
  61. Eu sinto só um formigamento da coxa até o pé, mais não foi só formiga.

    ResponderExcluir
  62. Eu sinto só um formigamento da coxa até o pé, mais não foi só formiga.

    ResponderExcluir
  63. Eu sinto só um formigamento da coxa até o pé, mais não foi só formiga.

    ResponderExcluir
  64. Estou com uma queimação muito forte na região sacral a dor chega até descer para região pélvica. Fui no uro achando que estava com cistite,mas os exames não deram nada.Já fiz tomografia da lombar mas também náo deu nada. A dor contínua...., qdo tomo antiflamatorio, a dor melhora mas depois volta.Estou preocupada será que é relacionado com a coluna???

    ResponderExcluir
  65. olá doutor!! Por favor tenho 42 anos e ano retrasado em 2013 virei minha perna direita de la pra ca cpmeçou a doer a perna toda , começei a fazer fisioterapia e melhorava ai descobri uma pedra no rim esquerdo que teve que se operado urgenta dai pra ca entre 2014 a 2015 não consigo mas levanta minhas pernas as dores são tão forte pois não consogo anda mas anda direito me ajudar me orienta por favor doi muito as vezes meu joelho parece que vai quebrar
    a dor vai da coluna ate o joelho antes era as duas pernas agora ta so na esquerda e eu não consigo nem abri as pernas nem movimentalas direito....obrigada meu email é santiago.jaqueline82@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jaqueline... procure um osteopata na sua cidade, o método vai ajudar muito você... consulte um profissional qualificado e desfrute da sua melhora. se precisar de indicações ficarei à disposição. De que cidade você é??

      Excluir
    2. Obrigada Doutor pela atenção. Eu moro em Campos dos Goytacazes estado do Rio de Janeiro.

      Excluir
    3. Patrícia Junqueira Ferraz Baracat D.O.MRO(Br)

      Rua Barão da Lagoa Dourada, 237, sala 05 - - Campos dos Goytacaze - 28035210
      Tel: (22) 2733-3487
      E-mail: patbaracat@yahoo.com.br

      Excluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, Dr.Diego.
    Estou sentindo uma dor muito forte nas duas coxas, uma dor insuportável que não consigo nem levantar as duas pernas. Quando começou a ficar mais forte
    Passou para o glúteo. Ela aparece quando fico sentada muito tempo, em pé, uso salto alto as vezes se repente.Fui ao médico semana passada ele passou profenid, mas Dr ela piora ainda mais chego a ficar imóvel, chego até a sentir uma dor pélvica como se fosse cólica. Voce poderia me dar uma "luz" sobre o meu caso? Não sei mais o que fazer!
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thaís....desculpe a demora em responder
      Infelizmente não tenho como lhe dar pareceres clínicos pela internet...procure um profissional especializado na sua cidade (osteopata) e agende uma consulta. Dor que não passa refere disfunção, ou seja, algum componente está sob estresse. E medicamento algum vai reposicionar essa articulação ou esse músculo. :)
      Procure um osteopata e colha suas melhoras Thaís

      Francelo

      Excluir
  69. Ola dr . Mim chamo jane Estou cm musculo piramidal , gostaria de saber se fazendo o tratamento correto , posso voltar a treinar pesado ? Ou a doenca pode voltar ? Mais posso voltar a treinar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jane, pode sim
      Se o tratamento for feito por um profissional especializado (osteopata) sua rotina de exercícios pode voltar ao normal o quanto antes.

      Francelo

      Excluir
  70. Ola dr . Mim chamo jane Estou cm musculo piramidal , gostaria de saber se fazendo o tratamento correto , posso voltar a treinar pesado ? Ou a doenca pode voltar ? Mais posso voltar a treinar ?

    ResponderExcluir
  71. Dr. Boa noite !
    Tudo bem ?
    Meu nome é Caio, tenho 21 anos e Sou praticante de musculação a um bom tempo. Porém existem alguns exercícios que acabam com minhas costas como por exemplo o stiff. Pois percebo que minha coluna faz um arco e quando corrijo ela doi mais ainda. Mas o motivo do meu contato aqui no blog do Senhor é devido a eu sentir muitas dores quando faço abdominal de elevacão das pernas. Porém não realiza-los com as pernas esticadas e sim pouco flexionadas. Mas percebo que sinto uma dor enorme na parte inferior das costas. O senhor poderia me ajudar por favor com dicas ? (Tomei até remédios para melhorar está dor).
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Caio, primeiramente desculpe-me pela demora em respondê-lo
      Dor lombar durante ou após exercício físico refere instabilidade do segmento lombar (disfunção vertebral) que deve ser observado por profissional habilitado. Procure um osteopata na sua cidade, pois o tratamento pode ser mais simples que você espera :)

      Muito obrigado por prestigiar o blog

      Francelo

      Excluir
  72. Olá , estou com uma lesão no nervo ciático devido a uma queda. Gostaria de saber se eh possível dor além das pernas e glúteos, o ânus também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...o nervo ciático gera irradiação para os dermátomos de face glútea, posterior de coxa e panturrilha/pé;
      Região anal não corresponde
      Procure um osteopata e agende uma avaliação para você ter a certeza do seu quadro.

      Obrigado
      Francelo

      Excluir
  73. Dr. Bom dia! Minha mãe há três anos fez uma cirurgia de embolia na perna direita, mas depois da cirurgia ela nunca teve firmeza na perna, uns dias atrás ela levou uma queda, quando ela vai levantar doe no lado do bumbum e não consegue caminha direito sente a coxa doer e joelho um pouco. O que eu faço pois só tem médico a 500 km. Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. Ola, estou acredito que com o nervo ciático comprimido pois não consigo Mr alongar nem pegar peso adormece as pernas e da tipo um choque parece que vou cair..... Além de ir em um profissional poderia me informar melhor sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  75. Ola, estou acredito que com o nervo ciático comprimido pois não consigo Mr alongar nem pegar peso adormece as pernas e da tipo um choque parece que vou cair..... Além de ir em um profissional poderia me informar melhor sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde Dr.
    Tenho 68 anos e sofro de dores nas pernas, joelho e pés.
    Nos pés parece que tenho Fascite Plantar e faço exercícios para os pés, que me aliviam.
    O Joelho esquerdo passou por artroscopia e as vezes incha e dói e trato com gelo e massagem .
    O que mais me incomoda é a dor que sinto nas Pernas quando estando sentada levanto para andar. A dor é por alguns segundos, assim que fico em pé é principalmente na parte superior das coxas. Tenho que ficar alguns segundos esperando equilibrar e passar a dor para começar a caminhar. Depois fico mais aliviada até que passa a dor e rigidez que sinto nas pernas.
    Pratico Pilates para alongar. Fui ao ortopedista que trata com anti inflamatórios que tiram todas as dores e fico bem. Sei que não é bom.
    Com a sua experiência que acha que pode estar causando essa dor nas pernas quando levanto para caminhar ?
    Desde já, muito obrigada
    MAGALI

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, doutor! Estou tentando procurar uma resposta para meu problema, então achei seu blog...
    Tenho 18 anos, peso em torno de 53kg, não pratico exercícios e comecei a reparar que não consigo esticar minhas pernas para cima quando estou deitada. Mesmo se eu estiver completamente deitada, e tentar levantar minhas pernas (esticadas) aos poucos, chega um momento que elas simplesmente travam. O que pode ser?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Giovanna, agende uma avaliação com um profissional fisioterapeuta para que ele possa lhe orientar melhor sobre qual tipo de abordagem é melhor pra você. Infelizmente pela internet fico de mãos atadas em lhe dar pareceres clínicos já que sem te avaliar eu não posso ter certeza se sua limitação é de origem muscular, ligamentar, articular,...

      obg
      Francelo

      Excluir
  78. Boa tarde Dr. Francelo! Por favor preciso de ajuda. Minha mãe tem 70 anos e sentiu uma dor forte na coluna e perdeu o movimento do pé esquerdo. Ele não levanta mais. O medico examinou a ressonância e disse q tem um nervo comprimindo. Mas q o problema da minha mãe comprometeu do joelho para baixo pq ele fez todos os testes de reflexo e esta tudo certo. Pergunta tem algum nervo q compromete somente do joelho para baixo? Ela já tomou vários remédios e faz fisioterapia mas sem sucesso. Estamos desesperados. Poderia por favor nos dar um luz? Deus abençoe muito. Joana - joana_fabi@hotmail.com quem quiser compartilhar fica aqui meu email. Obrigada

    ResponderExcluir
  79. Prezado de francelo, poderia me indicar um osteopatia na cidade do Rio de Janeiro. Obrigado..

    ResponderExcluir
  80. Ola
    Meu marido está a mais ou menos 2,5 anos sofrendo de dormencia na nadega e perna esquerda, essa dormencia só acontece quando ele fica de pé ou ao caminhar, não sente dor nenhuma, fizemos tomografia e constatou que está com a 3º Vertebra deslocada, qual seria o melhor tratamento pra ele?? Agradeço se puder me ajudar. Moramos em Santa Rosa - RS

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde!
    Dr.Francelo gostaria que o senhor,me tirase uma duvida.
    Tenho um problema na minha perna esquerda,tenho desde criança,sinto minha perna sensivel,mas algumas vezes ela repucha inteira que nao consigo ficar em pé,e quando ando,as pessoas fala que parece que estou mancando ou andando nas pontas dos pés. Sinto um repuchar que parece que sai da virilha e vai ate a ponta dos dedos.
    Fico muito mal por isso pois todos me perguntam oque tenho!
    Pot favor me responda agradeço !

    ResponderExcluir
  82. Comecei sentir uma dor horrivel na panturrilha, e perto da dobra do joelho e parte de tras da coxa que vai até a lateral da nadega esquerda.
    na parte de tras da coxa parece q a vria ficou mais alta ou deu uma inchada.


    Ja fiz tres eco dopler e duas tomografias e nao descobrem o que é. Tenho tomado tramal, dipirona

    ResponderExcluir
  83. Um adendo.. a dor tem passado e tenho conseguido esticar a perna, dobrar e andar normal...so sinto repuxar na panturrilha e doer qdo teto levantar a perna..

    Queria mt saber oq pode ser e qual exame mais indicado para o diagnostico

    ResponderExcluir
  84. Outro adendo. Tive trombose cerebral um mês atras e vinha tomando marevan. Quando minha perna começou a doer coinscidiu com meu exame de INR que deu altíssimo. (18,89) e eu estava tbm tendo sangramento bucal e com hematomas bem escuros no corpo e na coxa q mencionei q parecia q a veia estava inchada.
    mas como tbm mencionei. Oa exames de dopler e tomografia nao acusaram nada

    ResponderExcluir
  85. Bom dia doutor. Parabéns pelos esclarecimentos sobre o nervo ciático.
    Ele está a me incomodar...tomava um REMÉDIO PARA EMAGRECER DE NOME BIOMAG...tomei por 4 anos controlando o peso e com visitas bimestrais á endocrinologista. EM DEZEMBRO de 2014 devido a problemas familiares parei de tomar...volte á médica em março . Ela pediu todos os exames de sangue e tireóde; estava tudo bem. ORIENTOU VOLTAR O TRATAMENTO COM O BIOMAG PARA emagrecer, mas recomendou diminuir a dose, SOMENTE 10 MG porque estava muito tempo sem tomar e meu organismo é MUITO PROPENSO Á ALERGIAS...COMO TINHA ENGORDADO MUITO NO PERÍODO QUE FIQUE SEM tomar, DESOBEDECI a orientação e voltei a tomar 20mg...antes de parar em dezembro/2015 tomava 15 mg..EM 5 DIAS DE USO COMECEI a sentir uma dor no coccix e um incômodo nos nervos da pernas...EM 8 DIAS ESTAVA totalmente paralisada...NÃO TINHA FIRMEZA PARA LEVANTAR O CORPO...telefonei para a médica pois desconfiei do remédio...ELA ME REPREENDEU e pediu para PARAR IMEDIATAMENTE COM A MEDICAÇÃO E IR AO PRONTO SOCORRO...
    NÃO fui...EM 10 DIAS VOLTEI A MEXER A BACIA, O CORPO E AS PERNAS...comecei a andar devagarzinho...SEM FIRMEZA NOS MÚSCULOS E COM MUITAS DORES NOS NERVOS DAS PERNAS E COCCIX...
    MAS, AOS POUCOS, A FIRMEZA FOI VOLTANDO...A DOR FOI SUMINDO E FIQUEI BOA...ISSO OCORREU DO INICIO DE MAIO A NOVEMBRO DE 2015...
    EM JANEIRO DE 2016, COMO ESTAVA BOA, resolvi por conta própria A VOLTAR A TOMAR O BIOMAG...apenas 10 mg em 5 dias alternados...NO IN´CIO NÃO SENTI NADA...mas, em FEVEREIRO voltei a sentir DOR NO COCCIX e no nervo ciático da bacia, coxa e da perna direita. PAREI COM O REMÉDIO DEFINITIVAMENTE...mas, A DOR FICOU...É INCONVENITE...SÓ PASSA COM COMPRESSAS DE GELO E COM CARVÃO QUENTE ADITIVADO.
    JÁ MARQUEI ORTOPEDISTA.
    DOU O MEU DEPOIMENTO PARA outras pessoas tomem cuidado com o remédio BIOMAG...em uso prolongado ele pode causar ALERGIA e paralisia dos movimentos. NÃO ABUSEM...SENTIR DOR NÃO É LEGAL.
    ABRAÇOS DOUTOR.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia doutor. Parabéns pelos esclarecimentos sobre o nervo ciático.
    Ele está a me incomodar...tomava um REMÉDIO PARA EMAGRECER DE NOME BIOMAG...tomei por 4 anos controlando o peso e com visitas bimestrais á endocrinologista. EM DEZEMBRO de 2014 devido a problemas familiares parei de tomar...volte á médica em março . Ela pediu todos os exames de sangue e tireóde; estava tudo bem. ORIENTOU VOLTAR O TRATAMENTO COM O BIOMAG PARA emagrecer, mas recomendou diminuir a dose, SOMENTE 10 MG porque estava muito tempo sem tomar e meu organismo é MUITO PROPENSO Á ALERGIAS...COMO TINHA ENGORDADO MUITO NO PERÍODO QUE FIQUE SEM tomar, DESOBEDECI a orientação e voltei a tomar 20mg...antes de parar em dezembro/2015 tomava 15 mg..EM 5 DIAS DE USO COMECEI a sentir uma dor no coccix e um incômodo nos nervos da pernas...EM 8 DIAS ESTAVA totalmente paralisada...NÃO TINHA FIRMEZA PARA LEVANTAR O CORPO...telefonei para a médica pois desconfiei do remédio...ELA ME REPREENDEU e pediu para PARAR IMEDIATAMENTE COM A MEDICAÇÃO E IR AO PRONTO SOCORRO...
    NÃO fui...EM 10 DIAS VOLTEI A MEXER A BACIA, O CORPO E AS PERNAS...comecei a andar devagarzinho...SEM FIRMEZA NOS MÚSCULOS E COM MUITAS DORES NOS NERVOS DAS PERNAS E COCCIX...
    MAS, AOS POUCOS, A FIRMEZA FOI VOLTANDO...A DOR FOI SUMINDO E FIQUEI BOA...ISSO OCORREU DO INICIO DE MAIO A NOVEMBRO DE 2015...
    EM JANEIRO DE 2016, COMO ESTAVA BOA, resolvi por conta própria A VOLTAR A TOMAR O BIOMAG...apenas 10 mg em 5 dias alternados...NO IN´CIO NÃO SENTI NADA...mas, em FEVEREIRO voltei a sentir DOR NO COCCIX e no nervo ciático da bacia, coxa e da perna direita. PAREI COM O REMÉDIO DEFINITIVAMENTE...mas, A DOR FICOU...É INCONVENITE...SÓ PASSA COM COMPRESSAS DE GELO E COM CARVÃO QUENTE ADITIVADO.
    JÁ MARQUEI ORTOPEDISTA.
    DOU O MEU DEPOIMENTO PARA outras pessoas tomem cuidado com o remédio BIOMAG...em uso prolongado ele pode causar ALERGIA e paralisia dos movimentos. NÃO ABUSEM...SENTIR DOR NÃO É LEGAL.
    ABRAÇOS DOUTOR.

    ResponderExcluir
  87. Olá, sou Marino, tenho muita dor Principalmete no pé e perna esquerda, sintoma de perna encurtada. Já fiz pilates pó um tempo mas lesionei o joelho o qual tive q fazer cirurgia de menisco. As dores na perna esquerda continuam. Esse sintoma já fazem uns 2 anos. Pergunto, podem essas dores serem causadas por ciatico?

    ResponderExcluir
  88. Oi dr fiz uma cirurgia no joelho esquerdo uma reliase (desgrudamento da panela , menisco e cartilagem em 18/01/16. Fiquei com falsamente no joelho, tô com inflamação e artrose. Agora sinto ardência em cima de pé e tem algo duro em cima do pé além disso sinto uma dor atras da perna na dobra como se tivesse um elástico só não consigo caminhar normal com a perna esticada. O que será que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  89. boa noite,estou passando por um momento dificil,tive uma crise do nervo ciatico que conprometeu minha perna esquerda,perdi a força na mesma e sinto que na parte da coxa como se tivesse enforcando e toda canela queima como fogo ja estou na cama quase um mes,e ainda mesmo com o tratamento acunputura não consigo andar muita pressão em toda perna esquerda e dores horriveis,na bacia muita pressão também,enfim não to nada bem,

    ResponderExcluir
  90. Moro em Belo Horizonte e tenho 20 anos. Em virtude da possibilidade de um intercâmbio jogando futebol, passei a jogar regularmente esse esporte(antes jogava apenas peladas com amigos). Minha rotina consistia em treino pesado de 2 horas quarta e sexta, pelada com amigos segunda, além de acadêmia todos os dias. Passei a sentir um incômodo no glúteo do lado esquerdo que se estende ao inicio da lombar também do lado esquerdo. Essa dor tem inicio durante a atividade e fica mais aguda após seu término. Ela dura um ou dois dias após a atividade e depois some. Sinto principalmente quando levanto após um período sentado e, se alongo a região, a dor é aliviada. Procurei um fisioterapeuta e o diagnóstico foi espasmo no piriforme. Fiz algumas sessões mas eram muito focadas na dor e parte analgésica e quando voltava a jogar a dor retornava. Resolvi tentar a osteopatia(tive uma "pubalgia" do lado direito recentemente e após 1 ano tentando curar um osteopata resolveu em duas sessões) porem, apesar da melhora no quadro, a dor ainda existe. Um ponto interessante é que tenho a perna esquerda maior que a direita(aproximadamente 2cm) além de um giro no quadril. Além disso, tenho a perna esquerda 3cm menor em circunferência do que a direita. Sou destro. Outro ponto é que tenho a região do core (posterior de coxa, glúteos, abdome e lombar) fracos em relação ao resto do corpo. Você tem alguma sugestão? Estou bastante perdido em relação ao melhor caminho. Estou fazendo treinamento funcional para equilibrar a musculatura, porém tenho medo de os exercícios piorarem a "lesão".

    ResponderExcluir
  91. Olá bom dia
    Sinto dores casa dia mas fortes ao ponto de não consegui por o pra no chão e incomoda muito a sinto sempre depois das cólicas e normal
    cintialopestuf@live.com

    ResponderExcluir
  92. Bom dia. Hoje faz 20 dias que levei uma queda e bati o quadril lado da perna direita fiz rx e tomografia e acusou um pequeno trinco na bacia e segundo o médico mais duas semanas estarei bem só que as dores ainda estão insuportveis e não consigo andar e agora a minha coxa da perna esquerda está ficando dormemte e eu estou muito preocupado! Por favor me oriente. mendesnelson200@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Bom dia. Hoje faz 20 dias que levei uma queda e bati o quadril lado da perna direita fiz rx e tomografia e acusou um pequeno trinco na bacia e segundo o médico mais duas semanas estarei bem só que as dores ainda estão insuportveis e não consigo andar e agora a minha coxa da perna esquerda está ficando dormemte e eu estou muito preocupado! Por favor me oriente. mendesnelson200@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. OLÁ DOUTOR, ESTAVA COM MUITO SONO,MAS NÃO CONSEGUI DORMI DEVIDO A UM SINTOMA QUE COMECEI A SENTIR JÁ ALGUM TEMPO.SINTO MINHAS PERNAS REPUXAREM ,E COMO SE OS NERVOS DAS PERNAS REPUXASSEM POR TRAZ,AS VEZES MEU CORPO MEXE TODO COM OS ARRANCOS QUE DÁ, AS VEZES E TÃO FORTE QUE SINTO UM POUQUINHO DE NÁUSEAS NO ESTOMAGO ,E UMA SENSAÇÃO MUITO RUIM.SERA QUE TEM UMA EXPLICAÇÃO PRA MIM DOUTOR?DESDE OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  95. OLÁ DOUTOR, ESTAVA COM MUITO SONO,MAS NÃO CONSEGUI DORMI DEVIDO A UM SINTOMA QUE COMECEI A SENTIR JÁ ALGUM TEMPO.SINTO MINHAS PERNAS REPUXAREM ,E COMO SE OS NERVOS DAS PERNAS REPUXASSEM POR TRAZ,AS VEZES MEU CORPO MEXE TODO COM OS ARRANCOS QUE DÁ, AS VEZES E TÃO FORTE QUE SINTO UM POUQUINHO DE NÁUSEAS NO ESTOMAGO ,E UMA SENSAÇÃO MUITO RUIM.SERA QUE TEM UMA EXPLICAÇÃO PRA MIM DOUTOR?DESDE OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  96. Boa noite Dr. Meu namorado sofreu um acidente de carro, onde veio fazer uma cirurgia do fêmur, foi uma cirurgia bem seria, antes da cirurgia ele movimentava o pe, logo depois não movimentou mais e não sente nada, sentiu muitas dores no nervo, ele fez um exame (não me lembro o nome agora) para saber como estava o nervo, o medico dele disse que tera que fazer nova cirurgia para saber o que aconteceu. Mas não garantiu que voltara a movimentar o pé. Pode ter havido um erro na cirurgia? Existe a possibilidade de não fazer a cirurgia? E preciso de uma segunda opiniao medica, mas não conheço outro ortopedista, vc conhece algum em SP para indicar?
    Obrigada.
    Milene

    ResponderExcluir
  97. Olá tenho muita dor no quadril dos dois lados com intensidade do lado direito e quando fico muito tempo sentada ou deitada a dor aumenta o que pode ser?

    ResponderExcluir
  98. Olá tenho muita dor no quadril dos dois lados com intensidade do lado direito e quando fico muito tempo sentada ou deitada a dor aumenta o que pode ser?

    ResponderExcluir
  99. Ola Dr.
    Sinto mt dor no abdome , e em toda perna do quadril ao pé q chega a queimar e tenho mt cãibra e formigamento.entao Fiz um exame de ressonância magnética . entao o resultado foi o seguinte;
    Leve assimetria do músculo piriforma , maior a esquerda .
    Gostaria de saber se eh grave e se tem tratamento para aliviar as dores.obrigada.

    ResponderExcluir
  100. Boa noite doutor,deitei na cama,mais minhas pernas estavam flexionadas com os pes apoiados no chão. Fiquei nesta posição por umas 2 hs,quando deitei me levantar minhas pernas estavam dormentes e um dia depois minha perna esquerda na parte posterior esta dolorida ja faz umas 3 semanas,e toda vez q eu flexiona a perna dói.

    ResponderExcluir
  101. Olá DR eu cair de bicicleta e machuquei meu glúteo. e o lado esquerdo está inchado parece um ovo, e está dolorido cai te 16 dias e o inchaço não sumiu estou fazendo compareça de aqua morna. mas estou com medo de ficar com esse lado do glúteo desse jeito. estou com muito medo mim ajunda o q eu posso fazer para desincha
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  102. Olá DR eu cair de bicicleta e machuquei meu glúteo. e o lado esquerdo está inchado parece um ovo, e está dolorido cai te 16 dias e o inchaço não sumiu estou fazendo compareça de aqua morna. mas estou com medo de ficar com esse lado do glúteo desse jeito. estou com muito medo mim ajunda o q eu posso fazer para desincha
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  103. Doutor em mim não tive nada de acidente mais do nada deu uma fisgada na panturilha e agora uma dor chata trás do joelho quando estico a perna aí é que dói o que será tomei pednisona antiflamatorio

    ResponderExcluir
  104. Doutor há uma semana atrás comecei com uma leve dor do lado esquerdo das nádegas.Achei que fosse a forma que durmo e que iria passar. No terceiro dia era quase impossível sentar e essa dor irrradiou para pernas e panturrilha.Posso então está com dor ciática?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  105. Doutor a alguns dias atras cai sentada e depois da queda tova vez que estou deitada nao consigo levantar do lado direito pois sinto uma enormee door...as vezes so de espirrar repuxa e doi (qndo estou deitada) a dor e no quadril

    ResponderExcluir
  106. Olá Doutor,estou com uma compressão no nervo ciático,a dor melhorou mais eu continuo com a perna "pesada"e com difulculdades de andar(mancando).

    ResponderExcluir
  107. olá tô com muita dor que começa na nádega do lado direito e atinge a coixa a panturrilha e vai até os dedos do pé. também da um furmigamento. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  108. olá tô com muita dor que começa na nádega do lado direito e atinge a coixa a panturrilha e vai até os dedos do pé. também da um furmigamento. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  109. olá tô com muita dor que começa na nádega do lado direito e atinge a coixa a panturrilha e vai até os dedos do pé. também da um furmigamento. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde tenho hérnia de disco na L5 e a 5 meses estou sofrendo com dor no ciático. Agora além da dor ciática apareceu uma foto no cocci . Essa dor é devido a hérnia?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde!
    Após sofrer uma torção brusca levantando uma lata de terra em meu quintal, há um mês atrás, fiquei com dores fortíssimas na região dá bacia,
    Irradiando para a perna esquerda com formigamento e fisgadas que me impediam dormir.fiz uma ressonância magnética e foi constatado extrusão discal foraminal esquerda, em L3 e L4, com sinais de conflito radicular. Iniciei o tratamento com medicação antiinflamatoria, relaxante muscular e 10 sessões de fisioterapia.as dores na região da bacia esquerda praticamente cessaram porém continuo com formigamento na perna esquerda com dores e fisgadas na região do joelho, o que torna doloroso o simples roçar dos joelhos quando durmo.Dado esse quadro , é possível que eu tenha sido acometido de uma torção severa no músculo piriforme, e que independente da extrusão discal esse músculo possa ser o respondavel por minhas dores? A ressonância magnética é capaz de detectar alterações no músculo piriforme?
    Antonio Bernardes
    Whatsapp: 04111987910120

    ResponderExcluir
  112. BOA TARDE ESTOU SENTINDO ALGUNS SINTOMAS MUITO CARACTERISTICOS DE UMA INFLAMAÇÃO NO CIÁTICO. MAS O QUE ESTÁ ME PREOCUPANDO MESMO É O INCHAÇO NA MINHA PERNA ESQUERDA.ESTÁ MUITO INCHADA. O QUE DEVO FAZER PARA ALIVIAR O INCHAÇO?

    ResponderExcluir
  113. Boa noite. Tive uma crise de ciática de repente e com isso minha perna direita dicou boba. Dores terriveis ao lado das nádegas descendo pela perna inteira. Meu pé ficou dormente, não consigo movimenta-lo como antes. Já fui ao hospital me deram injeções e vou ter de fazer um tratamento rigoroso por isso. Queria saber se essa dormência demora muito para melhorar. A dor já cessou. Obrigada.

    ResponderExcluir
  114. Bom dia! Estou sentindo há algum tempo fortes dores na região lombar, das nádegas e do quadril, e aumenta muito significativamente durante o período menstrual. Fui ao médico fiz uma ressonância da lombar e alguns testes de consultório e segundo ele na coluna não tenho nada, mas tenho síndrome do periforme dos dois lados, pois sinto dor dos dois lados, ele receitou tomar Etna, e em caso de dor um remédio p dor, e um relaxante muscular, também faço pilates com exercício de bastante alongamento e mesmo com isso, a cada mês do período menstrual estou sofrendo com dores cada vez mais fortes. Queria saber se é normal? Se pode ser outra coisa, ou se tem alguma coisa relação com véia? Por favar preciso de ajuda...Lembrando que tenho 37 anos e baixo peso, peso 37kg, e meço 1.53

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde! Estou sentindo umas dores na perna direita e faz alguns meses. Quando fico deita e tento levantar a perna direita fico sentido uma dor fina muito forte na parte da canela e posteriormente fico tmbm sentido dores na coxa o mesmo também acontece quando quando deito e dobro a perna e fosso para o lado direito. Ficarei agradecido pela resposta!

    ResponderExcluir
  116. Boa Tarde!Tive uma fratura de sacro e torção no coccix apos uma queda da propria altura, já se passaram 4 meses recebi alta do ortopedista e me liberou para as atividades normais com moderação, ocorre que estou sentindo dores q iniciam no meio das nadegas e corre até a panturrilha, ora na perna direita, ora na esquerda, as vezes chego a mancar pois parece que o movimento da perna esta preso, depois desta fratura minhas dores de cabeça e nos nervos do pescoço aumentaram, chego a sentir um lado do corpo doido do pescoço até as pernas, estes sintomas tem a ver com a fratura e qual a indicação de tratamento? Ficarei agradecida pela resposta.

    ResponderExcluir
  117. Olá Dr. Tenho uma protusao discal difusa na l4-l5 e hernia discal na l5-s1- antigamente tinha uma dor na zona lombar k apanhava a nadega e vinha atè ao joelho.ha uns dois meses comecei com uma forte dor por baixo do gluteo k até irrita sinto msmo k tnho kalker nervo preso,tenho vezes de estar deitada e nao arranjar posiçao para a dor parar.fui ao medico diz ser uma tendinite.será?
    Acho mt estranho,penso msmo k esteja relacionado com a hèrnia.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia Doutor,
    meu nome e Cida e gostaria por favor de tirar algumas duvidas com o Senhor.
    Tem um ano que tive que parar de praticar o muay thai devido a uma dores que senti na virilha, fui ao ortopedista e ele suspendeu tudo, nem caminhar me deixou, fiz vários rx e nada, fiz uma ultrassonografia a pedido do neurocirurgião e deu espécie de um coagulo de aproximadamente 1,5 cm, e tendinite;na virilha resolvi o problema com medicamentos e fisio, pois na ressonância já não deu mais nada. no piriforme, desde entao venho fazendo sessões de fisioterapia e nada, troquei de medico, e ele me pediu uma ressonância magnética na região do quadril, que segundo ele estou com uma síndrome do piriforme, passou mais fisioterapia e acupuntura desta vez, já acabaram e só deu uma pequena melhora infelizmente.
    o fisioterapeuta disse e também leio sempre que os alongamentos ajudam muito, mas em casa não consigo fazer, seria possível fazer algum tipo de exercício acompanhado de alongamentos na academia sem prejudicar o piriforme e o ciático? Adoraria que tivesse alguma ideia para mim, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  119. Bom dia! Sou Glicia Nogueira e estou com dores lombares que irradiam na perna direita há 5 meses. Já fiz 2 ressonânciase e 2 tomografias e não mostra nenhuma hérnia nem nada que comprima os nervos. Mas o laudo da eletroneuromiografia diz que tenho uma polirradicupatia crônica de moderada intensidade e que os novos que saem de L4, L5 e S1 estão bem lesionadas. Sem entender a causa meu reumatologista suspeita de sindtome do piriforme. Gostaria de saber sua opinião se essa sindrome pode causar essa neuropatia. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  120. Boa Noite, me ajudem, moro em mg, primeiro foi dor nas coxas, gelava e formigava ate endurecia, depois doia do coxis ate as coxas, a dor ate o joelho, uma coceira infernal nas coxas, chega a machucar de tanto coçar, ferroa queima, arde...o que fazer? me ajudem o que procurar ou o que tomar:

    ResponderExcluir
  121. Boa noite Doutor,
    Meu nome é Gisleide,tenho 26 anos,quando criança tinha uns 10 anos, estava brincando com minhas amigas e senti uma dor muito forte na perna direita bem no tronco, e percebi que minha perna ficou uma maior do que a outra, e com uma diferença boa entre elas, minha mãe me levou rapidamente para o médico,lembro que fiz fisioterapia, hoje minhas pernas estão normais, porém a um tempo atrás venho sentindo uma dor no mesmo lugar, mais na maioria das vezes quando estou andando rápido, enfim, a minha dúvida é se eu posso fazer academia,mesmo com este problema,se corro algum risco e se pode vir acontecer novamente? O médico disse que era uma problema no nervo...
    Agradeço desde já ..

    ResponderExcluir
  122. Bom dia doutor.
    Tenho 72 anos e meu nome é Denise, fui ao medico há dois anos atras e o medico falou que estou perdendo um pouco de osso nos quadris segundo a desindometria óssea. E me receitou calcio. Desde então tenho tomado. Mas fequentando pilates a um mes atras venho sentindo depois de um exercicio nas pernas venho sentindo dor no quadril do lado esquerdo.Começou com um pequeno incomodo tres dias depois uma dor intensa, só quando levanto da cama e após muito tempo sentada. Caminho meia hora todos os dias e não sinto nada. Após eu me mexer passa a dor. Fui ao medico e ele não disse nada apenas me receitou fisioterapia da dor lombar. Gostaria de saber o que tenho. Fiz fisioterapia e nada de melhora. Será que tenho que tomar antinflamatório. Tenho DPOC e não é qualquer antinflamatório que posso tomar., a não ser por pouco tempo. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  123. Boa noite sofri um acidente de moto e estou com 15 dias com formigamento no lado esquerdo do quadril

    ResponderExcluir
  124. Viva Doutor...
    Estou com dor ciática há umas semanas e fui visto pela medicina tradicional a qual me receitou medicação e pediu raio x e TAC para avaliação do problema, exames esses que já efectuei mas estou aguardando.
    Entretanto recorri a uma osteopata que me disse que a dor é originária na compressão que o rim está fazendo no nervo ciático. Colocou-me o rim no lugar pois disse me que tinha descaído... Pediu me para parar a medicação, coisa que fiz, e realmente a dores acalmaram, mas agora sinto mal estar na zona do rim (a mesma que ela mexeu!), sinto sonolência, falta de apetite, falta de força... tudo isso é normal?
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  125. Oi Dr. Pesquisando sobre meu problema encontrei você. É o seguinte, tenho 28 anos e sinto dores no joelho e e as vezes quando me acostumar não consigo me erguer pois quando vou esticar a perna trança...tenho tido este tranco com dor, que passa repentinamente e ai posso voltar a esticar a perna. E as dores no joelho, percebo quando vou sentar em algo um pouco mais baixo como por exemplo o vaso sanitário, é como se falhasse, é estranho de explicar mas me parece um choque eletrico q dói e me tira a força naqueles segundos. O q pode estar acontecendo comigo?

    ResponderExcluir
  126. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde. Meu esposo teve umas crises de coluna e ficou muito mal, com dores e formigamento irradiando para a perna esquerda, pé e até para as mãos. Fizemos uma ressonancia e acusou uma protrusão discal na l4 e na l5-s1. Nos indicaram um neurologista e este passou uma eletroneuromiografia, porém, neste exame o resultado foi que estava dentro dos limites normais. Numa consulta foi feito um teste de estímulo com martelinho, agulha e uma caneta rabiscando a sola do pé, e em nenhum dos três houve resposta (ele não sentia as agulhadas e os dedos não dobravam, a perna não esticou com a marteladinha nem nada, por isso o medico disse que poderia ser no nervo), então com esse exame de eletroneuromiografia, pensamos que apareceria algo estranho, mas deu que estava normal. Existe algum outro exame que possa indicar o porquê dessas dores, formigamento e fraqueza excessiva na lombar e nas pernas? Ele está fazendo fisioterapia e não teve nenhuma melhora, mesmo estando quase na decima sessão. Estamos muito preocupados, pois nem os remédios para dor estão adiantando.

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  129. Olá Dr já faz algum tempo que tenho dores fortes nessa região de quadril e glúteo, eu pratico Muay Thai e sinto muita dores quando alongo minha perna na vertical ou se eu apoiar na perna esquerda e alevantar a direita para alongar me dói muito o lado esquerdo do quadril e onde encaixa a perna no quadril e perco a força da perna nessa região o que devo fazer

    ResponderExcluir
  130. Olá doutor, Estou sentindo minha perna direita assim também,quando vou caminhar começa doer , Quando estou deitada também e quando faço esforço a mesma coisa ....Estou com muito medo.

    ResponderExcluir
  131. Ola... Trabalha muito sentado e tinha o habito de andar dirigir ou até mesmo sentar sobre a carteira no bolso direito da calça. Sempre senti um pouco de incomodo do mesmo lado... Principalmente quando passava horas sentado ou dirigia com a carteira no bolso. A duas semanas atrás senti que a situação se agravou, o incomodo ficou maior e em menos tempo sentado já sinto esse incomodo que as veses irradia pra perna, abaixo do glúteoe as vezes perto da virilha direita, e quando fico com as pernas abertas sinto o desconforto nas junta entre a virilha e a perna... E quando passo muito tempo sentado parece atacar até a bexiga causando uma espécie de incontinência urinária ... Isso pode ser uma complicaçao do quadro? Já que tudo fica muito proximo...

    ResponderExcluir
  132. Bom dia Dr. A três meses cai de cóccix no chão por um tombo causado pelo arrebentar de um chinelo e agora uma parte posterior da perna direita desde o glúteo até os três dedos direito estão diretamente. Isso poder ser pela compressão do nervo ciático?

    ResponderExcluir
  133. Dr. Francelo,

    O meu nome é Sandra Ferreira. Sou portuguesa e estou a viver em Munique.
    Vi o seu blog e gostava de pedir a sua opinião.

    Comecei com dores na zona sacro ilíaca dos dois lados mas depois intensificou se apenas no lado esquerdo. A dor desce do lado esquerdo da bacia, vai pela nadega até a pélvis. Custa muito a calçar os sapatos , estar sentada no carro ou sentar me. Na pélvis parece que estou cortada ao meio. A dor não vai para a perna. Entra se apenas na nadega até a pélvis.
    Fui ao médico fizeram IMR e foi diagnosticado protusao da L5/S1 do lado direito.
    O neurocirurgião que me viu queria fazer infiltração na vértebra. Mas como a dor era do lado esquerdo fui a outro médico que disse que a apesar de ter protusao , o que me está a a causar a dor insuportável era inflamação na zona do sacro ilíaco Joint . Disse para fazer injeção na sacro e fazer fisioterapia. Ambos os médicos olharam para o IMR e raio x.

    Mas dado que nos últimos 2 meses andei a fazer muitos exercícios de agachamento e lunchs para o traseiro com pesos ( não sabia que tinha protusao ) será que tenho o problema no nervo ciatico ?

    Será que a infiltração/ injeção de cortisoides vai melhorar? Será que é adequado? O médico receitou também fisioterapia.
    Como e que a osteopatia pode ajudar me?
    Que devo fazer?

    Obrigada

    Sandra

    ResponderExcluir

Deis sua opinião