Contato

Contato:
francelodiego@gmail.com
(67) 3325-8197 - Clínica REABILITARE - Campo Grande - MS

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

HÁBITO DE ESTALAR O PESCOÇO

À você que tem o "HÁBITO DE ESTALAR O PESCOÇO" nos momentos de tensão, a necessidade de estalar uma articulação é oriunda de 2 vertentes:

- Tensão muscular
- Pressão articular

A primeira promove a segunda, ou seja, o fato de você estar tenso aumenta o tônus da musculatura cervical promovendo o aumento da pressão\apertamento de uma vértebra sobre a outra, gerando assim uma sensação de hipomobilidade cervical.
Com a sensação da cervical fixa, desencadeia uma NECESSIDADE de liberar o ponto de tensão (estalar o pescoço) ---> aí você vai e estala. -----> Liberdade :)
Porém, vale salientar que o fato de você estalar o seu pescoço livra a tensão apenas da 2ª vertente mencionada, ou seja, a sensação de liberdade articular é instantânea pela diminuição apenas da pressão articular (*), enquanto a tensão muscular continua lá. Consequentemente a tensão muscular associada ao retorno do líquido intra-articular que ocorre em minutos, faz com que em menos de meia hora você sinta novamente a necessidade de estalar o seu pescoço, afinal a tensão ainda existe.
Toda vez que manipulamos uma articulação (cervical) nós provemos maior mobilidade para a mesma, no entanto o hábito de estalar uma articulação constantemente pode prover um quadro de instabilidade local, reflexo da hipermobilidade que estamos condicionando a cervical, consequentemente aumenta-se a probabilidade de irritação local, quadros de disfunções discais e torcicolos (muito comum pacientes nos procurarem com torcicolos após estalar o pescoço).
orientamos à você que possui o hábito de estalar o pescoço frequentemente e compulsivamente que no momento que você sentir necessidade alongue o seu pescoço, o alívio da tensão muscular vai reduzir o processo de compressão entre as vértebras e consequentemente a pressão local e a vontade de estalar passará. O efeito do alongamento não será instantâneo como a manipulação, porém a pressão diminui e com o passar do tempo a necessidade de estalar seu pescoço torna-se menos frequente.



(*) O estalido articular ocorre pela conversão do líquido intra-articular em gás, não se trata de um choque ósseo. Toda articulação móvel é provida de uma cápsula sinovial que a protege e acondiciona o líquido sinovial responsável pela lubrificação desta articulação. Sempre que estimulamos uma articulação a se mover em uma amplitude maior que a sua normal (levamos a cervical além da mobilidade normal dela) esta cápsula é estirada comprimindo assim o líquido que está dentro dela, o aumento da pressão intra-articular converte este líquido em gás (esvazia a articulação -- liberdade) gerando o estalido que escutamos. Porém em questão de minutos esta cápsula torna a produzir o líquido preenchendo o compartimento articular e devolvendo a pressão local.

      

2 comentários:

  1. Ola Doutor, você poderia me mandar seu email para que eu possa tirar duvidas no que diz respeito a inflamação no coxi? Estou muito preocupado e desesperado, isso está me incapacitando.

    ResponderExcluir

Deis sua opinião